Leia também:
X Anvisa cobra Butantan por dados sobre anticorpos da CoronaVac

Covid: Queiroga diz que vacina poderá ser repetida todo ano

Ministro afirmou que Brasil tem como objetivo fortalecer a produção de imunizantes no país

Paulo Moura - 28/07/2021 08h13 | atualizado em 28/07/2021 09h18

Ministro da Saúde Marcelo Queiroga Foto: PR/Clauber Cleber Caetano

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a pasta federal já trabalha com a possibilidade de precisar repetir anualmente a vacinação contra a Covid-19. De acordo com o ministro, as fábricas de vacinas veterinárias são uma aposta do governo para que o país seja autossuficiente em imunizantes contra o vírus.

– É possível que se torne uma endemia e que tenhamos que vacinar a população brasileira anualmente. Por isso, temos que fortalecer o nosso complexo industrial da saúde, para que tenhamos condição de produzir vacinas suficientes no Brasil. Não só o IFA nacional, mas também o banco de células – ressaltou Queiroga em entrevista concedida à rede CNN.

De acordo com Queiroga, o governo se baseia em uma lei aprovada pelo Congresso que permitiu aos parques industriais que produzem vacinas contra doenças em animais possam iniciar a produção de imunizantes contra o novo coronavírus. Para Queiroga, a experiência do agronegócio brasileiro permitirá que essa produção ocorra em larga escala.

– Que nós possamos participar do Covax Facility [consórcio da OMS para a compra de vacinas] não para adquirir vacinas, mas para fornecer – destacou o ministro.

De acordo com o ministro Marcelo Queiroga, o Brasil segue com a meta de vacinar 100% das pessoas com 18 anos ou mais com ao menos uma dose de imunizante contra a Covid-19 até setembro deste ano. De forma complementar, que 50% dessa parcela da população esteja com o ciclo vacinal completo, seja com uma dose da Janssen ou com duas doses das demais vacinas.

Leia também1 Bolsonaro nomeia Ciro Nogueira na Casa Civil e recria ministério
2 Pressionado, Barroso cria núcleo no TSE para monitorar segurança das urnas
3 Anvisa cobra Butantan por dados sobre anticorpos da CoronaVac
4 GO: Homem é preso suspeito de estuprar a filha de 10 anos
5 Carla Zambelli comenta suposto atentado sofrido por Joice

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.