Leia também:
X Bolsonaro lembra: Brasil é o “5º país que mais vacina” no mundo

Covid: OMS pede que países ricos compartilhem mais vacinas

A medida é para acelerar vacinação e evitar mais variantes

Pleno.News - 22/03/2021 16h22 | atualizado em 22/03/2021 16h24

Diretor-geral da OMS Tedros Adhanom Foto: EFE/ Salvatore Di Nolfi

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, reforçou o pedido da entidade multilateral aos países mais desenvolvidos do mundo para que eles compartilhem mais doses de vacinas contra o novo coronavírus a nações mais pobres.

Ele acredita que vacinar todos os cidadãos enquanto a maior parte da população mundial continua sem os imunizantes dá uma “sensação falsa de segurança”, uma vez que a contínua transmissão do vírus provoca o surgimento de mais variantes, que podem ser imunes às vacinas atualmente em uso.

O diretor-geral da OMS instou os países que se comprometeram a compartilhar os imunizantes a “transformar suas promessas em ação”. Tedros classificou como “sufocante” o pouco progresso feito em direção a uma distribuição mais igualitária das vacinas .

– Se não for por solidariedade, peço que países ricos compartilhem as doses pelo seu próprio interesse – disse Tedros, que completou ao afirmar que as nações mais desenvolvidas do mundo vacinam suas populações ao custo das vidas de idosos e profissionais da saúde de regiões de menor renda.

Consultor sênior da OMS, Bruce Aylward afirmou que a vacinação em países mais pobres tem sido lenta também por causa da baixa oferta de fabricantes à iniciativa Covax. Segundo ele, os institutos indiano e sul-coreano que fabricam a vacina da AstraZeneca estão com dificuldades para entregar as doses no ritmo esperado pela OMS.

Diante deste cenário, a cientista chefe da Organização, Sumya Swaminathan, ressaltou a importância de países com os maiores estoques de vacinas compartilharem doses por meio da Covax.

*Estadão

Leia também1 AstraZeneca: Confiança cai na Europa, apesar de comprovação
2 Primeira remessa de vacinas do consórcio Covax chega ao Brasil
3 Bolsonaro lembra: Brasil é o "5º país que mais vacina" no mundo
4 Governo de SP anuncia criação de usina de oxigênio em Ribeirão
5 Bandidos invadem posto de saúde e roubam vacinas da Covid

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.