Leia também:
X Reino Unido inicia campanha de vacinação contra a Covid-19

Covid: Mulher de 90 anos é a primeira a se vacinar no Reino Unido

Margaret Keenan disse que se sentia privilegiada por receber a imunização

Pleno.News - 08/12/2020 09h18 | atualizado em 08/12/2020 09h20

Margaret Keenan recebe vacina contra a Covid-19 Foto: EFE/EPA/Jacob King

Uma mulher de 90 anos tornou-se, nesta terça-feira (8), a primeira pessoa no Reino Unido e no mundo a receber a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela empresa farmacêutica americana Pfizer e seu parceiro alemão BioNTech. Margaret Keenan, de 90 anos, foi filmada e fotografada enquanto era vacinada no Coventry University Hospital, no centro da Inglaterra.

Os reguladores britânicos deram sinal verde na semana passada para esta vacina, que a partir de hoje começará a ser fornecida aos grupos mais vulneráveis do Reino Unido. Margaret, que é chamada de “Maggie” por amigos e familiares, recebeu a primeira das duas doses da vacina da enfermeira filipina May Parsons.

A idosa, que fará 91 anos na próxima semana e é natural da cidade de Enniskillen, na Irlanda do Norte, é uma antiga funcionária de uma joalheria, com um dois filhos e quatro netos.

– Sinto-me muito privilegiada por ser a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19. É o melhor presente de aniversário, desde o início, e porque significa que finalmente poderei passar um tempo com minha família e amigos no Ano Novo depois de ter ficado praticamente sozinha o ano – disse Keenan, à imprensa local.

O diretor do NHS, equivalente ao SUS no Reino Unido, Simon Stevens, agradeceu a todas as pessoas que participaram da implantação e execução desse importante novo programa de vacinação.

– Menos de um ano após o primeiro caso desta nova doença ter sido diagnosticado, o NHS está agora fornecendo a primeira vacina contra a Covid-19 clinicamente aprovada – acrescentou.

Margaret Keenan, que vive em Coventry há mais de 60 anos, receberá a segunda dose em 21 dias. Já enfermeira May Parsons trabalha para o NHS há 24 anos e ingressou no Coventry University Hospital em 2003.

Cerca de 50 hospitais na Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte começarão hoje a vacinar pessoas com mais de 80 anos e funcionários do setor de saúde e lares de idosos, embora os próprios residentes tenham que esperar pela logística para permitir a transferência da vacina nos próximos dias.

De acordo com os reguladores, a vacina será eficaz sete dias após a pessoa receber a segunda dose, embora haja alguma proteção 12 dias após a primeira. O Reino Unido tem garantido 40 milhões de doses, que vão permitirá a vacinação de 20 milhões de pessoas.

*EFE

Leia também1 Reino Unido inicia campanha de vacinação contra a Covid-19
2 Protocolo da Anvisa sobre vacina pode "atrasar" planos de Doria
3 Bolsonaro: Governo vai ofertar vacina gratuita e não obrigatória
4 Câncer de Fátima Bernardes alerta sobre dados da doença
5 Dra. Nise responde a perguntas sobre os anticorpos da Covid-19

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.