Leia também:
X Covid: Bolsonaro se preocupou antes da OMS, lembra Zambelli

Covid: Mulher de 75 anos tem morte súbita após ser vacinada

Autoridades de saúde do México não confirmaram se o óbito teve ou não relação com a imunização

Pleno.News - 12/03/2021 09h58 | atualizado em 12/03/2021 11h11

Mulher morreu logo após ser vacinada no México Foto: Reprodução

Uma mulher de 75 anos teve morte súbita pouco depois de ter sido vacinada contra a Covid-19 no México, relataram na quinta-feira (11) as autoridades da Secretaria de Saúde do país, que, contudo, não confirmaram se o óbito teve ou não relação com a inoculação.

– Até agora, não há nenhuma informação clara sobre qual poderia ser a causa direta da morte, nem há evidência alguma que sugira que a vacina possa ter estado envolvida na causa da morte desta pessoa. O que encontramos foi doença cardíaca crônica – declarou o subsecretário de Saúde do país e estrategista contra a pandemia do coronavírus, Hugo López-Gatellis.

López-Gatellis explicou que o caso, ocorrido no município de Metepec, no estado de Hidalgo, está sendo estudado dentro dos Eventos Suspeitos de Atribuição de Vacinação ou Imunização (Esavi).

– Este infeliz evento fatal ocorreu em uma mulher de 75 anos, residente de Metepec, que foi vacinada quase ao meio-dia desta quarta-feira [10] – declarou o subsecretário de Saúde durante entrevista coletiva do relatório técnico diário do coronavírus na Cidade do México.

Segundo ele, a pessoa permaneceu sob observação por cerca de 40 minutos depois da inoculação e, ao sair da unidade de vacinação, teve morte súbita. López-Gatellis relatou ainda que nesta quinta foi realizada a autópsia, que pode ajudar a esclarecer a causa da morte.

O epidemiologista disse também que especialistas do Instituto Nacional de Doenças Respiratórias, Cardiologia e Neurologia estavam envolvidos em um estudo anatomopatológico.

Horas antes, o governador de Hidalgo, Omar Fayad, informou ter solicitado uma investigação entre as autoridades sanitárias nacionais e estaduais para descobrir as causas que levaram à “infeliz morte de uma pessoa idosa neste processo de vacinação”.

O plano de vacinação para maiores de 60 anos no estado, localizado na região central do México, começou na última segunda-feira na capital Pachuca e na região da serra Otomí-Tepehua, com a CoronaVac.

Até esta quinta-feira, o México acumulou um total de 193.142 mortes por Covid-19 e 2.151.028 infecções por coronavírus. O país tem em vigor seu plano de vacinação que, até agora, totaliza 3,77 milhões de doses aplicadas.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Anvisa facilita importação de vacinas autorizadas no exterior
2 Carlos Bolsonaro xinga vereador petista na Câmara: ‘Vagabundo’
3 Bolsonaro faz grave alerta sobre as medidas de lockdown
4 Crise! Veja artistas que sofreram baixa financeira na pandemia
5 Europa estuda ligação entre casos de trombose e vacina

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.