Leia também:
X Campanha de vacinação contra a gripe inicia no dia 12 de abril

Covid: Imunizado com vacina da AstraZeneca morre na Espanha

Ministério da Saúde confirmou que imunizado com a vacina morreu após sofrer um AVC isquêmico

Pleno.News - 17/03/2021 15h18 | atualizado em 17/03/2021 17h13

Espanha informou morte de pessoa que tomou dose da vacina da AstraZeneca Foto: Pixabay

O Ministério da Saúde da Espanha informou nesta quarta-feira (17) a morte de uma pessoa com um AVC isquêmico que havia recebido a vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pela companhia AstraZeneca. Além disso, foi divulgado um outro caso de trombose em um indivíduo imunizado no mesmo período, o que eleva para três a quantidade de tromboses em indivíduos imunizados registrada no país.

Em comunicado, o Ministério da Saúde indicou que foram registradas novas notificações suspeitas de reações adversas na base do Sistema Espanha de Farmacovigilância, que coordena a Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários.

Os três registros (o primeiro foi detectado no último dia 15) acontecem, segundo destaca o Ministério, em um universo de 975.661 pessoas inoculadas na Espanha com a vacina da AstraZeneca.

– São três casos de eventos trombóticos que, por si só, embora pouco frequentes, podem ocorrer na população em geral. Todos os três têm a particularidade dos eventos trombóticos terem sido associados a uma diminuição do número de plaquetas no sangue – afirma nota.

O Ministério da Saúde garante que todos os registros estão sendo investigados de forma “exaustiva”, para saber se, além da relação temporal com a administração da vacina, há uma possível relação causal.

A utilização do agente imunizante da AstraZeneca está suspensa na Espanha, assim como em outros países europeus, pelo menos por duas semanas, enquanto se espera os resultados da análise realizada pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA, pela sigla em inglês).

*EFE

Leia também1 Sociólogo que chamou Bolsonaro de "pequi roído" é alvo da PF
2 Motoristas da Uber terão salário mínimo e férias no Reino Unido
3 Governo terá que indenizar Edir Macedo em 50 mil reais
4 Campanha de vacinação contra a gripe inicia no dia 12 de abril
5 Nova rede social Vocl promete ser "lugar seguro" e sem censura

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.