Governo anuncia quarta dose da vacina para imunossuprimidos
Ministério da Saúde também oficializou a diminuição do prazo para que pessoas recebam a terceira dose da vacina
Paulo Moura - 20/12/2021 13h36 | atualizado em 20/12/2021 14h49

Em uma nota técnica divulgada nesta segunda-feira (20), o Ministério da Saúde anunciou a aplicação de uma nova dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em pacientes imunossuprimidos, ou seja, uma quarta dose dos imunizantes. Além disso, a pasta confirmou a redução no intervalo da chamada terceira dose, cujo intervalo caiu para quatro meses após a segunda aplicação.
A nota desta segunda é assinada pela Secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde, Rosana Leite de Melo. A redução do intervalo para a dose de reforço já tinha sido anunciada no sábado (18) pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
De acordo com o documento, são incluídos como pacientes imunossuprimidos os portadores de imunodeficiência primária grave; quem está fazendo quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH); pessoas vivendo com HIV/AIDS; e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.
Também fazem parte do grupo quem faz uso de corticóides em doses igual ou maior que 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por período maior ou igual a 14 dias; pessoas que usam drogas modificadoras da resposta imune; pacientes com condições autoinflamatórias e doenças intestinais inflamatórias; e pacientes em hemodiálise.
Leia também1 Aras anuncia 'providências para proteger' diretores da Anvisa
2 Assessoria de Gusttavo Lima informa estado dos músicos
3 Brasil doará a países pobres 10 milhões de vacinas contra Covid
4 Maurílio apresenta melhora e é transferido de hospital em GO
5 Jantar de Lula e Alckmin contou com Maia e cúpula da CPI