Leia também:
X Loja nos EUA oferece rosquinhas grátis a quem se vacinar

Covid: Fiocruz pede lockdown de 14 dias em 24 estados e no DF

Fundação chama o atual cenário da pandemia de "crise humanitária"

Monique Mello - 24/03/2021 12h15 | atualizado em 24/03/2021 12h17

Unidade da Fiocruz de apoio ao diagnóstico da Covid-19 Foto: Divulgação

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) recomenda que todos estados e cidades classificados em “alerta crítico” por causa da lotação de leitos de UTI para tratamentos de Covid-19 devem restringir todas as atividades não essenciais por 14 dias. São relacionados 24 estados e o Distrito Federal. As únicas exceções são Amazonas e Roraima.

A Fundação defende medidas rígidas de distanciamento. Tais medidas reduziriam em 40% a transmissão do novo coronavírus nas localidades que se encontram na zona de alerta crítico.

Os pesquisadores do Observatório Covid-19 da Fiocruz afirmam que o atual quadro do sistema de saúde requer cuidados complexos.

– Este colapso não foi produzido em março de 2021, mas ao longo de vários meses, refletindo os modos de organização para o enfrentamento da pandemia no país, nos Estados e nos municípios – afirmam.

No documento, a fundação alerta para as elevadas taxas de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados exclusivamente para o tratamento da doença respiratória.

De acordo com os dados, em Minas Gerais, a taxa cresceu de 85% para 93%; no Espírito Santo, de 89% para 94%; no Rio de Janeiro, de 79% para 85%; e em São Paulo, de 89% para 92%. A região Sul e a Centro-Oeste mantiveram taxas superiores a 96%. Piauí (96%), Ceará (97%), Rio Grande do Norte (96%) e Pernambuco (97%) destacaram-se com as piores taxas na região Nordeste.

– O cenário é preocupante, pois indica que pode estar havendo uma situação de desassistência e falhas na qualidade do cuidado prestado para pacientes com quadros graves de covid-19 – comenta um dos especialistas.

 

Leia também1 Saúde refaz cronograma de vacinas. Confira a atualização
2 SC: Servidores não aderem a lockdown voluntário sem salário
3 Prefeita impõe lockdown em Juiz de Fora, e multidão reage
4 OAB pede a Aras que processe Bolsonaro por "má gestão"
5 Bolsonaro anuncia criação de comitê semanal contra Covid-19

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.