Leia também:
X Covid: Com aval da OMS, China vacinou trabalhadores em julho

Covid: Estudo preliminar aponta que vacina americana é segura

Resultado parcial corresponde às fases 1 e 2 dos testes

Ana Luiza Menezes - 29/09/2020 17h33 | atualizado em 29/09/2020 17h35

Vacina contra a Covid-19 Foto: Reprodução

Segundo resultados preliminares e parciais, a vacina desenvolvida pelo grupo Johnson & Johnson contra o novo coronavírus é segura e induziu resposta imune depois de uma única aplicação. Os resultados, disponibilizados em um repositório on-line na sexta-feira (25), se referem a uma parte dos participantes das fases 1 e 2. As informações são do portal G1.

A vacina desenvolvida pela farmacêutica Janssen Pharmaceuticals, do grupo Johnson & Johnson, tem como nome oficial é Ad26.COV2.S. Na semana passada, a empresa fabricante anunciou que começará a terceira etapa em todo o mundo, com 60 mil voluntários. No Brasil, a fase 3 terá 7 mil participantes, de acordo com informações da Anvisa.

Os testes já realizados (entre 22 de julho e 24 de agosto) contaram com 796 participantes, divididos em 3 grupos. Dois grupos tinham voluntários com idades entre 18 e 55 anos. Já o terceiro grupo teve voluntários com idade a partir de 65 anos. Os pesquisadores observaram que a criação de anticorpos foi parecida nos participantes com idades de 18 a 55 anos e nos que tinham 65 anos ou mais. Dor de cabeça, febre, dor no corpo e fadiga foram os efeitos colaterais mais comuns.

Ainda segundo os pesquisadores, a aplicação da vacina em dose única, com a menor dose testada, é o melhor meio de continuar estudando a vacina. A dose única foi suficiente para induzir uma resposta imune satisfatória e gerou efeitos colaterais menos intensos nos participantes.

– Todas as outras vacinas de Covid-19 atualmente em desenvolvimento requerem duas doses, enquanto as respostas de anticorpos neutralizantes em todos os participantes relatados foram obtidas após uma única dose de Ad26.COV2.S. Uma vacina eficaz de dose única teria vantagens sobre uma vacina de duas doses em termos de implementação, especialmente durante uma pandemia. A potência de uma única vacinação com nossa vacina candidata Ad26.COV2.S é apoiada por nosso estudo recentemente relatado em primatas não humanos, em que uma única dose forneceu proteção completa contra a replicação do Sars-Cov-2 no pulmão e quase completa proteção contra a replicação viral no nariz – apontaram os pesquisadores.

Leia também1 Covid: Com aval da OMS, China vacinou trabalhadores em julho
2 Trump anuncia distribuição de 150 milhões de testes de Covid
3 Covid: SP chega à 10ª semana com queda de internações
4 Escolas municipais de SP terão regras para receber alunos
5 Dança dos Famosos tem 1º caso de Covid entre participantes

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.