Leia também:
X Outro coronavírus é identificado em morcegos na África

Infecção complementa vacina e gera ‘superproteção’, diz estudo

Pesquisa foi publicada na revista Science Immunology

Pleno.News - 28/01/2022 14h53 | atualizado em 28/01/2022 16h36

Coronavírus Foto: Pixabay

Um estudo da Universidade Oregon Health & Science, nos EUA, apontou que a combinação de infecção por Covid-19 e vacina, independente da ordem dos eventos, consegue criar uma “superimunidade” contra a doença. O conteúdo foi publicado na revista Science Immunology.

A pesquisa diz ainda que a quantidade de anticorpos no sangue de pessoas que foram infectadas após a vacinação — e vice-versa — é dez vezes maior do que a imunidade gerada somente pela vacinação. As informações são do jornal O Globo.

O estudo foi feito antes do surgimento da variante Ômicron. No entanto, os cientistas esperam que as respostas imunes híbridas sejam semelhantes para a nova variante.

Para a conclusão, os cientistas avaliaram a resposta imunológica de 104 pessoas vacinadas contra a Covid-19, que foram separadas em três grupos: 42 vacinados sem contágio prévio; 31 que receberam imunizante após uma infecção; e outros 31 que foram infectados após vacinação. Depois, os pesquisadores coletaram sangue dos participantes, e as amostras foram expostas, em laboratório, às variantes Alfa, Beta e Delta.

De acordo com os resultados, dois grupos com “imunidade híbrida” (representado pelas pessoas vacinadas depois de serem infectadas e vice-versa) produziram os maiores níveis de anticorpos em comparação com o grupo que foi somente vacinado. Com base no soro sanguíneo, a resposta imune revelou anticorpos mais abundantes e pelo menos dez vezes mais potentes do que a proteção gerada só por meio da imunização.

Leia também1 Outro coronavírus é identificado em morcegos na África
2 Por unanimidade, Anvisa libera uso de autotestes de Covid-19
3 Primeiro eliminado do BBB 22 testa positivo para Covid-19
4 Unicef diz que vacina não deve ser requisito para acesso à escola
5 Coordenadora deixa cargo após UnB exigir passaporte vacinal

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.