Leia também:
X Luciano Hang, a esposa e a mãe são internados com Covid-19

Covid deve se tornar resfriado leve em até 10 anos, diz estudo

Pesquisa comparou modelos matemáticos de seis tipos de coronavírus

Thamirys Andrade - 19/01/2021 17h07 | atualizado em 19/01/2021 17h35

covid-19, novo coronavírus, sars-cov-2
Sars-Cov-2 Foto: NIAID

Um estudo científico publicado na revista Science aponta que o Sars-CoV-2 deve se transformar em um resfriado leve em até dez anos, acompanhando a tendência dos outros quatro tipos de coronavírus mais recorrentes. A previsão é de que o vírus não suma, mas que sua letalidade e gravidade sejam abrandadas ao longo dos anos.

A pesquisa foi liderada pelo especialista Jennie Lavide da Universidade Emory, de Atlanta (EUA). Ele comparou modelos matemáticos de seis tipos de coronavírus. Entre eles, o Sars-Cov-2 que assola o mundo atualmente, outros quatro da mesma família que geram resfriados leves e são endêmicos, e dois tipos que causam o Mers e o Sars e que ocasionaram epidemias mais controladas em 2003 e 2012.

Detectou-se que o Sars-Cov-2 aparenta ser semelhante as quatro categorias mais leves e recorrentes. De acordo com os cientistas, as pessoas tendem a ter o primeiro contato com um desses tipos do vírus até os cinco anos, raramente ultrapassando os 15.

A estimativa é que adultos se tornem gradativamente mais resistentes à doença, dependendo da velocidade de contaminação e vacinação. Crianças de até cinco anos de idade, no entanto, estarão mais expostas por não serem vacinadas. Ainda assim, semelhante ao que ocorre hoje, cientistas esperam que muitas sejam assintomáticas ou sofram apenas um resfriado.

– O tempo que demorará para chegarmos a esse estado endêmico depende de quão rápido a doença se espalha e do quão rápido conseguiremos vacinar as pessoas. Por isso, é tão importante que vacinemos todos, ao menos com a primeira dose, o mais rápido possível – disse Lavine ao jornal The New York Times.

Leia também1 Vacina da Johnson & Johnson apresenta imunidade duradoura
2 Entenda como as vacinas com vírus inativado funcionam
3 Covid: SP retira quilombolas de grupo prioritário da vacinação
4 Golpistas fingem agendamento de vacina e clonam dados
5 Butantan se preocupa com falta de matéria-prima para vacina

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.