Leia também:
X Holanda e Alemanha suspendem vacina de Oxford/AstraZeneca

Covid: Cloroquina e azitromicina têm grande aumento nas vendas

De 12 medicamentos anunciados com potencial de tratar a covid-19, apenas dois deles registraram aumento de 16% nas vendas

Monique Mello - 15/03/2021 13h39 | atualizado em 15/03/2021 14h09

Cloroquina e azitromicina
Hidroxiloroquina e azitromicina registram aumento de 16% nas vendas durante a pandemia Foto: Reprodução

A pandemia provocada pelo novo coronavírus pegou o mundo de surpresa. No entanto, desde 8 de dezembro de 2019, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que houve o primeiro registro da covid-19, a ciência e a indústria farmacêutica não pararam de buscar a cura e o tratamento mais eficaz contra o vírus e a doença.

A InterPlayers, hub de negócios da saúde e do bem-estar, fez um levantamento e aponta que ao menos 12 medicamentos, além da vitamina D, já foram utilizados para combater a covid-19, porque seriam eficazes contra ela. Considerando o primeiro período de seis meses da pandemia, a venda desses medicamentos em farmácias manteve o volume previsto, com exceção de dois: azitromicina e cloroquina.

– Ambos registraram uma curva significativa, apresentando variação de 16% no período de janeiro a agosto de 2020, comparado ao mesmo período de 2019, e mais de 100% apenas nos primeiros 30 dias da pandemia, quando comparado ao ano anterior – comenta Bruna Silvestro, Diretora Comercial da InterPlayers.

Além desses dois medicamentos, foram pesquisados o uso de lopinavir, ritonavir, nitazoxanida, heparina, ivermectina, remdesivir, dexametasona, daclatasvir, sofosbuvir e fenofibrato. Ainda em março de 2020, praticamente o início da pandemia no Brasil, a combinação de lopinavir e ritonavir, utilizados no tratamento anti-HIV, foi testada, mas não se mostrou eficiente no combate ao novo coronavírus, de acordo com estudo publicado pelo The New England Journal of Medicine.

No mesmo mês, acreditou-se que a vitamina D poderia reduzir o risco de contágio, contribuindo com a regulação do sistema imunológico.

O medicamento Annita (nitazoxanida) foi testado na China, mas não apresentou resultados positivos, sendo mais tóxico e menos eficaz do que a cloroquina no combate ao coronavírus.

A heparina, medicamento anticoagulante, começou a ser utilizada no Brasil em abril, no tratamento de casos graves. Antes disso, a substância chegou a ser testada na China, apontando que a mortalidade dos pacientes que a utilizaram foi menor que dos outros.

Jair Bolsonaro com caixas de hidroxicloroquina
Bolsonaro é defensor do tratamento precoce com hidroxicloroquina Foto: Reprodução/Live do Facebook do Bolsonaro

Em maio, a ivermectina, medicamento capaz de combater vermes, parasitas e ácaros, teve disparo nas vendas, com a especulação baseada em um estudo iniciado na Austrália, segundo o qual o medicamento seria eficaz para tratamento da covid-19. Depois disso, a Anvisa começou a exigir a retenção da receita na compra do medicamento; porém, em setembro, o requisito foi derrubado.

O remdesivir, medicamento antiviral, surgiu por volta do mês de maio como nova promessa contra a covid-19, reduzindo o tempo de internação em alguns casos, e acabou sendo liberado nos Estados Unidos para casos severos, emergencialmente.

– No mês de junho, um estudo de Oxford apontou a dexametasona como capaz de reduzir as mortes por covid-19, em casos graves. Dexametasona e outros corticoides são medicamentos de baixo custo usados principalmente em doenças inflamatórias – diz Bruna.

No mesmo mês, estudo liderado pela Fiocruz envolvendo daclatasvir e sofosbuvir, medicamentos usados para tratamento de hepatite C, mostrou-se eficaz no tratamento da covid-19.

Em julho, uma pesquisa realizada em Israel identificou o fenofibrato como possível medicamento capaz de transformar a gravidade da covid-19 para um nível equivalente ao de resfriado comum.

Porém, nesse período, entre os medicamentos citados, dois se destacaram e geraram discussões no mundo inteiro. Ainda em março, a cloroquina se mostrou eficaz em alguns casos de covid-19. Posteriormente, estudo feito na Universidade de Nova York apontou que a combinação de cloroquina e azitromicina também poderia ser opção eficaz.

Foi com essa combinação que o presidente Jair Bolsonaro se tratou quando contraiu a covid-19, em julho de 2020.

Leia também1 Covid: Grupo de médicos pede uso da Ivermectina em Portugal
2 'Graças' ao PSOL, distribuição de Kit covid está proibido em POA
3 Tratamento precoce: Manifesto de médicos vira Projeto de Lei
4 Covid-19: Infectologista defende o tratamento precoce
5 'Tratamento precoce é diferente de profilaxia', explica Dra. Raissa

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.