Leia também:
X Rio: Grávidas vacinadas com Oxford poderão tomar 2ª dose da Pfizer

Covid: Anvisa recebe solicitação de uso emergencial da Covaxin

Prazo para análise poderá ser de 7 ou 30 dias, dependendo da avaliação da agência

Paulo Moura - 29/06/2021 11h13 | atualizado em 29/06/2021 11h39

Vacina Covaxin Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu, nesta terça-feira (29), o pedido de uso emergencial da vacina Covaxin. A Anvisa informou que já iniciou a triagem dos documentos presentes no pedido que foi feito pela empresa Precisa Comercialização de Medicamentos LTDA.

De acordo com a Anvisa, o prazo de avaliação poderá ser de 7 a 30 dias, o que ainda será determinado pela agência. A Anvisa informou que o período para análise do pedido de uso emergencial não considera o tempo do processo em status de exigência técnica, que é quando o laboratório precisa responder sobre questões técnicas indagadas pela agência dentro do processo.

A Anvisa esclareceu que o período será de sete dias quando houver desenvolvimento clínico da vacina no Brasil ou quando o relatório ou parecer técnico emitido pela autoridade sanitária estrangeira for capaz de comprovar que a vacina atende aos padrões de qualidade, de eficácia e de segurança.

Em caso de análise feita por autoridade estrangeira, o imunizante terá que atender a critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo Conselho Internacional para Harmonização de Requisitos Técnicos para Registro de Medicamentos de Uso Humano (ICH, na sigla em inglês) e pelo Esquema de Cooperação em Inspeção Farmacêutica (PIC/S, na sigla em inglês).

O prazo de 30 dias, por sua vez, será determinado quando não ocorrer o desenvolvimento clínico da vacina no Brasil ou quando o relatório ou parecer técnico emitido pela autoridade sanitária estrangeira não for capaz de comprovar que vacina atende aos padrões de qualidade, de eficácia e de segurança estabelecidos pela OMS, pelo ICH e pelo PIC/S.

Leia também1 Decreto de Bolsonaro proíbe queimadas no Brasil por 120 dias
2 CPI: Antes de depor, deputado do AM faz críticas a governadores
3 Rio: Grávidas vacinadas com Oxford poderão tomar 2ª dose da Pfizer
4 Datena se filiará ao PSL para ser candidato em 2022, afirma Bivar
5 Brasileiro morre afogado na Itália ao tentar salvar os filhos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.