Leia também:
X Saiba quem pode ser preso por conta do surto de coronavírus

Covid-19: Um mesmo paciente pode ser infectado duas vezes?

Médico esclarece que o vírus só produz a doença uma única vez

Rafael Ramos - 20/03/2020 10h44

Infectados devem ficar em isolamento para tratamento Foto: EFE/EPA/Alex Plavevski

A imprensa chinesa noticiou o caso de um pai e sua filha, da cidade de Xuzhou, que voltaram a contrair o coronavírus semanas depois de se recuperaram da doença. A situação levantou a questão: é possível que uma pessoa seja infectada pelo SARS-CoV-2 mais de uma vez?

De acordo com o o doutor Matheos Chomatas, da Faculdade Evangélica Mackenzie Paraná, na verdade, isso não é algo confirmado. Assessor especial da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, Chomatas afirma que, o mais provável, é que esses pacientes possam ter tido uma recaída.

– Ainda é controverso, mas, no geral, o mesmo vírus, sem alterações genéticas, só produz uma vez a doença! Quem curou foi por ação dos anticorpos, posto que não há medicação ainda padronizada. Por enquanto temos apenas medidas de suporte – explicou ao Pleno.News.

O médico reforça que quem já foi contaminado deve ficar em isolamento domiciliar por 14 dias. Pacientes que apresentem “sofrimento respiratório” devem ficar sob observação médica contínua em casa ou no hospital conforme o caso.

CUIDADOS COM AS MÁSCARAS
Outro ponto que suscita dúvidas nas pessoas é em relação ao uso das máscaras de proteção. Com medo, muitos saem às ruas usando o item como forma de se blindar de uma possível contaminação. Entretanto, Chomatas afirma que nada justifica esse uso indiscriminado das máscaras.

– Devem ser utilizadas por profissionais de saúde quando em atendimento de pacientes sintomáticos e pelo próprio paciente apenas.

De acordo com o Ministério da Saúde, o uso da máscara só é efetivo quando associado a hábitos de higiene, como lavar as mãos com água e sabão ou com álcool em gel. Após o uso, ela deve ser descartada em local adequado e o indivíduo deve lavar bem as mãos.

Leia também1 Saiba quem pode ser preso por conta do surto de coronavírus
2 Consumo de álcool adulterado "contra" coronavírus mata 20
3 Telefones para exame de Covid-19 em casa são falsos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.