Leia também:
X Covid-19: Hospital tem ‘hora do abraço’ de pacientes e parentes

Covid-19: RJ anuncia testagem em massa e descarta lockdown

Governador Cláudio Castro afirmou que nova avaliação será feita em 15 dias

Thamirys Andrade - 25/11/2020 17h45 | atualizado em 25/11/2020 17h50

Castro prometeu ainda novos leitos hospitalares Foto: Reprodução

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, afirmou que o fechamento do comércio como medida contra a Covid-19 está descartado no momento. Anunciou ainda que iniciará uma testagem maciça na população e abrirá novos leitos hospitalares. As falas ocorreram durante entrevista coletiva no Palácio Guanabara nesta terça-feira (24).

– Em um primeiro momento, não há nenhuma hipótese de retornarmos na questão da flexibilização. Ou seja, não fecharemos nada neste momento. Nossa ação é de conscientização. Fizemos um compromisso público no estado, para aumentar as regras de higiene e toda a questão preventiva. Isso terá duração de 15 dias, quando se fará uma nova avaliação.

Para o governador, ainda é cedo para saber se o Rio de Janeiro está, de fato, vivendo uma nova onda, ou se o aumento é proveniente de aglomeração ocorridas durante as eleições.

– Tivemos uma grande flexibilização e tivemos também a questão das eleições municipais, que podem ter sido preponderantes para esse aumento [de contágio] que vivemos aqui. Temos que ter muita calma, muita responsabilidade – afirmou.

Com relação à megatestagem, Castro promete informar em breve os locais onde será realizado o diagnóstico precoce nas pessoas, por meio de exame PCR e imagem.

– Será uma testagem em massa. Faremos um grande programa, com o auxílio dos municípios e do governo federal.

TURISMO DE FIM DE ANO
Segundo Castro, impedir o turismo na cidade durante o fim do ano pode significar um grande impacto para a economia do Rio de Janeiro. Sendo assim, o governo quer ser cauteloso.

– Este fim de ano é importantíssimo para o turismo, para a economia, hotéis, bares, restaurantes. Então estamos procurando ter um grau de responsabilidade enorme, porque o Rio de Janeiro é uma cidade com esta vocação de turismo e serviços. E me preocupa fazer um alarme, sem que se tenha certeza de que poderia ser uma segunda onda. Esperamos que não seja, mas estaremos devidamente preparados, caso seja – garantiu.

Leia também1 Covid-19: Hospital tem 'hora do abraço' de pacientes e parentes
2 Covid-19: CBF registra 689 casos nas 4 divisões do Brasileiro
3 Osmar Terra segue na UTI em tratamento contra a Covid-19
4 Bolsonaro sobre prorrogação do auxílio: 'Pergunta para o vírus'
5 Macron: Vacinação começará no fim do ano ou em janeiro

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.