Leia também:
X Entenda por que chocolate para cachorro ou gato não é indicado

Covid-19: Pfizer é eficaz contra variante sul-africana, diz estudo

Fabricantes do imunizante garantem a tacha de 100%

Monique Mello - 01/04/2021 18h26 | atualizado em 01/04/2021 18h37

Vidros de vacina contra a Covid-19 da Pfizer
Anvisa investiga vacinação de empresários e diz que liberou importações só ao SUS Foto: Divulgação/Pfizer

A vacina da Pfizer contra a Covid-19 é 91% eficaz na prevenção da doença e protege 100% contra a variante da África do Sul, de acordo com resultados de testes atualizados, divulgados nesta quinta-feira (1º) pela Pfizer e BioNTech, fabricantes do imunizante. O estudo foi realizado em pessoas vacinadas com as duas doses nos últimos seis meses.

A variante da África do Sul está entre as cepas do Coronavírus consideradas mais preocupantes pela OMS (Organização Mundial da Saúde), assim como a variante do Amazonas. Ela é mais transmissível do que o vírus padrão, mas ainda não foi comprovado se é mais letal.

A cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo, registrou na quarta-feira (31) o primeiro caso de variante semelhante à cepa da África do Sul.

– Houve a identificação de um caso da variação sul-africana. Não é uma variante nova, mas é nova no Brasil. Não temos ainda mais detalhes sobre esse caso; é a informação que recebi até o momento – explicou Paulo Menezes, coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus, durante entrevista coletiva à imprensa.

O imunizante da Pfizer demonstrou eficácia de 100% na prevenção da Covid entre os participantes do estudo na África do Sul, onde uma nova variante do Coronavírus, chamada B1351, é dominante – embora o número desses participantes seja relativamente pequeno, de 800 pessoas.

A vacina da Pfizer foi a primeira aplicada no mundo e tem registro definitivo no Brasil, concedido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o que permite a vacinação em massa e comercialização pelo setor privado, mas não há doses disponíveis no país.

Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a Pfizer deve entregar até 13,5 milhões de doses até junho. A expectativa é de que os primeiros lotes cheguem ao brasil entre abril e maio, conforme divulgado nesta segunda-feira (29).

Leia também1 OMS diz que a produção local de vacinas auxilia o Brasil
2 Erro causa perda de 15 milhões de doses da vacina da Janssen
3 Fiocruz entregará na sexta mais 1,3 milhão de doses de vacina
4 OMS diz que é preciso derrotar "nacionalismo de vacinas"
5 Pfizer confirma que sua vacina protege por pelo menos 6 meses

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.