Leia também:
X São Caetano é 1ª cidade de SP a aplicar vacina da Janssen

Covid-19: Brasil relata primeira morte por variante indiana

Caso foi registrado no Paraná

Pleno.News - 26/06/2021 14h35

coronavirus covid-19-5009609_1280
Cepa indiana já circula por 92 países, segundo a OMS Foto: Pixabay

No Brasil, o Ministério da Saúde informa que, até o momento, 11 casos da variante Delta já foram detectados, com a confirmação de uma morte. O óbito aconteceu no fim de abril, no entanto só foi divulgado nesta sexta-feira (25). Trata-se de uma mulher de 42 anos, cujo caso de infecção foi o segundo a ser divulgado no Paraná. Grávida, ela apresentou sintomas dois dias após chegar ao Brasil. Oito dias depois, foi internada.

O quadro piorou e, no terceiro dia de hospitalização, morreu após uma cesária de emergência no dia 18 de abril, segundo informações divulgadas nesta sexta-feira (25). O recém-nascido prematuro testou negativo para Covid-19 e se encontra saudável, após dois meses internado.

A Secretaria de Saúde do Estado não considera que há transmissão comunitária da Delta na região e informa que aguarda a análise de outras amostras também enviadas para o programa de vigilância realizado em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Identificada pela primeira vez na Índia, a variante Delta do novo coronavírus está avançando por todo o planeta e preocupa especialistas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cepa circula por 92 países.

Os primeiros registros da cepa no país foram confirmados em maio, entre os tripulantes do navio MV Shandong da Zhi, que atracou em São Luís. No momento, 6 dos 11 casos listados pela pasta federal são de tripulantes da embarcação. Há ainda dois casos de Apucarana (Paraná), e ocorrências isoladas nos municípios de Campos dos Goytacazes (Rio), Juiz de Fora (Minas) e Goiânia (Goiás).

Apenas a Região Norte continua sem incidência da variante.

RASTREIO
Na maior parte do Brasil, as ações para contenção e prevenção da Covid-19 são universais para todas as variantes e abrangem estratégias de isolamento social, testagem, incentivo à vacinação e aos protocolos de proteção, como o uso de máscaras. Em alguns locais, porém, há também a realização de barreiras sanitárias, controladas, em sua maioria, por municípios e reforço nas ações de monitoramento genômico.

No Maranhão, por exemplo, as barreiras estão localizadas nas principais portas de entrada da capital São Luís e de Imperatriz, segunda maior cidade. Apesar do caso dos seis tripulantes estrangeiros contaminados com a nova cepa, o estado não registra episódios locais confirmados da variante.

Em razão da identificação da cepa e o risco iminente de transmissão local, o Ministério da Saúde antecipou o envio de 300 mil doses de vacina contra Covid-19 para os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

As barreiras sanitárias também estão presentes em Manaus, no Amazonas, e em alguns municípios do Espírito Santo. Além de cidades, principalmente fronteiriças, do Pará e de Roraima – que não apresentam casos da variante Delta.

Desde o início de junho, o Rio de Janeiro intensificou o monitoramento de passageiros originários da Índia que chegam aos Aeroportos Internacional Tom Jobim (Galeão) e Santos Dumont.

Na cidade de São Paulo, a Secretaria Municipal de Saúde implementou barreiras em terminais rodoviários e no Aeroporto de Congonhas no fim de maio. Há triagem de passageiros sintomáticos, com quadro de síndrome gripal, para investigação clínica e laboratorial, e recomendações de isolamento para casos suspeitos.

*AE

Leia também1 Sintomas da Covid mudaram após variantes, alerta estudo
2 OMS: Variante Delta Plus pode impactar resposta imunológica
3 Israel vê alta de casos com variante indiana e teme 2ª onda
4 Vacinas de mRNA imunizam por até 3 anos, aponta estudo suíço
5 OMS: Variante Delta se espalha entre populações vacinadas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.