Leia também:
X Maioria irá receber R$ 150 do novo auxílio, afirma jornal

Covid-19: Bebê cuja mãe foi vacinada apresenta anticorpos

Caso aconteceu na Flórida

Pleno.News - 16/03/2021 16h02 | atualizado em 16/03/2021 16h34

Bebê cuja mãe foi vacinada contra novo coronavírus apresenta anticorpos (Imagem ilustrativa) Foto: Pexels

Uma americana, que foi vacinada contra o novo coronavírus, deu à luz uma criança com anticorpos do patógeno. Esse que pode ser o primeiro caso a ser registrado no mundo, segundo veiculou a imprensa dos Estados Unidos nesta terça-feira (16).

O caso aconteceu no estado da Flórida, onde a mulher, que trabalha no setor de saúde, foi vacinada com dose do agente imunizante da companhia Moderna, quando tinha 36 semanas de gravidez. Três semanas depois, no fim de janeiro deste ano, foi feito o parto de uma menina.

Uma análise realizada no cordão umbilical mostrou que a criança tinha anticorpos para o novo coronavírus. Os pediatras Paul Gilbert e Chad Rudnick, inclusive, publicarão um artigo sobre o caso na revista médica MedRxiv, segundo foi informado à emissora de televisão WBPF.

– Até o que sabemos, este é o primeiro caso reportado no mundo de um bebê nascido com anticorpos, após a vacinação da mãe – disse Gilbert.

Rudnick, por sua vez, destacou que o caso pode ser importante na luta contra a pandemia da Covid-19.

– Este é só um pequeno caso do que serão milhares e milhares de bebês nascidos nos próximos meses de mães que foram imunizadas – garantiu o pediatra.

Os dois médicos, no entanto, enquanto aguardam a publicação do artigo, advertiram que há fatores que indicam que estas crianças podem seguir correndo risco de infecção.

– São necessários mais estudos para determinar quanto tempo durará esta proteção. É preciso estabelecer que nível ou quantos anticorpos precisa ter um bebê para a proteção – explicou Rudnick.

Gilbert lembrou, inclusive, que algumas companhias farmacêuticas estão começando a incluir as mulheres grávidas nos estudos em andamento sobre as vacinas que desenvolvem, para entender sobre a transmissão de anticorpos para os bebês.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Biden diz que tem conversado sobre compartilhar vacinas
2 Paulo Guedes: 'Já queria ter me vacinado, acho ótimo'
3 Anvisa: Brasil não tem casos de coágulos ligados à AstraZeneca
4 Vacinados contra Covid-19 no Brasil chegam a 10 milhões
5 Fiocruz entregará primeiras doses de Oxford feitas no Brasil

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.