Leia também:
X Dimas Covas: Butantan pode não ter mais insumos após o dia 14

Coronavírus: Rio identifica nova variante circulando no estado

Ainda não se sabe se a variante é mais transmissível ou letal

Monique Mello - 06/05/2021 14h59 | atualizado em 06/05/2021 15h13

Nova cepa do Coronavírus recebeu o nome de P.1.2 Foto: Freepik

O Governo do Rio de Janeiro informou, pela Secretaria de Saúde (SES), que foi identificada uma nova variante do Coronavírus em circulação no estado. A cepa recebeu o nome de P.1.2, por se tratar de uma alteração ocorrida na linhagem P.1, surgida em Manaus.

De acordo com a SES, ainda não é possível afirmar se a P.1.2 tem mais poder letal ou de transmissão. O impacto epidemiológico ainda será avaliado. Anteriormente, o Rio já havia identificado uma variação, a P.2, que já circula pelo país.

A P.1.2 apareceu em 5,85% das 376 amostras submetidas a segunda etapa do sequenciamento genético feito pela Secretaria de Saúde. Até então, a P.1 segue com maior frequência, com 91,49%. Paralelamente, também foram identificadas, em menores proporções, as linhagens B.1.1.7 (2,13%) e P.2 (0,53%).

– A nova variante foi encontrada principalmente no Norte Fluminense, mas também em amostras nas regiões Metropolitana, Centro-Sul e Baixada Litorânea – detalhou a subsecretária de Vigilância em Saúde e idealizadora da pesquisa, Cláudia Mello.

Nesta etapa, foram apuradas 376 amostras, de 57 cidades, selecionadas a partir de genomas enviados ao Laboratório Central Noel Nutels, entre os dias 24 de março e 16 de abril.

– O sequenciamento é muito importante para verificar a incidência das novas cepas na população fluminense e, desta forma, antecipar possíveis cenários, a fim de minimizar os efeitos da pandemia em nosso estado – disse Alexandre Chieppe, secretário estadual de Saúde.

 

Leia também1 Covid-19 é doença vascular, e não respiratória, conclui estudo
2 Doença cerebral desconhecida intriga médicos canadenses
3 Dimas Covas: Butantan pode não ter mais insumos após o dia 14
4 CPI: "Claro que eu concordo", diz Queiroga sobre lockdown
5 G20 prevê "financiamento total" de compra de vacinas pela OMS

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.