Leia também:
X Militares fazem ação para proteger indígenas da Covid

Coronavírus pode causar diabetes, dizem pesquisadores

Estudiosos analisam se infecção também piora quadros já existentes

Camille Dornelles - 20/06/2020 22h49 | atualizado em 21/06/2020 08h31

Pesquisadores analisam se coronavírus pode criar novos quadros de diabetes Foto: Arquivo/EFE/Alex Plavevski, Salvatore di Nolfi, Antonio Lacerda, , Luis Torres

Além de trazer mais riscos para a saúde para quem tem diabetes, Covid-19 também pode estar estimulando o surgimento dessa doença em pessoas que, antes de serem infectadas pelo vírus, ainda não eram diabéticas.

A hipótese preocupante, levantada por uma equipe internacional de pesquisadores em artigo opinativo na revista especializada The New England Journal of Medicine, seria mais um exemplo das múltiplas ramificações da infecção pelo novo coronavírus no organismo.

Em parte, isso tem a ver com a “porta” usada pelo vírus para invadir as células humanas, um receptor presente numa grande variedade de tecidos e órgãos.

Entre elas estão as células do pâncreas responsáveis pela produção da insulina (molécula que controla os níveis de açúcar no sangue) e da camada de gordura do corpo, entre outros locais do organismo que podem influenciar o surgimento e a progressão da diabetes.

Segundo o grupo que assina o artigo, já foram registrados casos de pacientes de Covid-19 que parecem ter desenvolvido diabetes logo depois do diagnóstico de infecção pelo vírus, bem como pessoas que já eram diabéticas e tiveram uma piora muito acentuada dos sintomas ligada à doença viral, como a chamada cetoacidose diabética (que envolve, entre outras coisas, um grande aumento da acidez do sangue).

Essas pessoas precisaram receber doses elevadíssimas de insulina.

Leia também1 Idosa diabética e hipertensa vence Covid-19 sem remédio
2 Governo inclui grávidas e crianças no uso da cloroquina
3 Grupo de 90 jovens cristãos se mobiliza em doação de sangue
4 Antes epicentro, NY chega a 36 mortes diárias por Covid-19
5 Médica denuncia situação em hospital de campanha no RJ

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.