Leia também:
X Empresas devem fornecer kits para proteção de entregadores

Coronavírus e amamentação: O que as mães devem fazer?

Autoridades recomendam que lactantes infectadas não parem de amamentar

Camille Dornelles - 16/06/2020 13h54

Amamentação deve ser mantida durante a pandemia Foto: Picasa

Mães infectadas pelo coronavírus podem amamentar? A resposta, segundo orientações da OMS, é sim. Mas atenção porque há ressalvas. O Pleno.News conversou com uma médica pediatra para esclarecer o que deve ser feito.

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que as mães que já tenham contraído a Covid-19 sigam amamentando os filhos. No entanto, essa recomendação geral só vale para aquelas que estão assintomáticas, ou por já terem passado pelo período de sintomas ou por não terem apresentado nenhum.

CUIDADOS NA AMAMENTAÇÃO
A pediatra Priscila Reis falou ao Pleno.News sobre os cuidados extras que as mães devem ter.

– Até o momento não há evidências concretas de que o novo coronavírus seja transmitido pelo leite materno, por isso, amamentação não está contra-indicada. Os cuidados que a gestante confirmada deve ter são higienizar corretamente as mãos antes de pegar em seu bebê e usar máscara apropriada durante a amamentação – explicou.

Ela também explicou que a mãe deve se manter em isolamento durante o período de recuperação, inclusive do bebê.

– O ideal é ter uma pessoa que cuide do bebê para que esta mãe fique a uma distância de pelo menos dois metros em isolamento. Isso é o que estamos fazendo na maternidade e é o que deve ser feito em casa também. E aí na hora de amamentar essa pessoa leva o bebê até a mãe para que ela amamente. É muito ruim, mas é uma forma de proteger a criança para ela não pegar o coronavírus – adverte.

Mulheres que apresentam sintomas devem ser orientadas pelo médico. O Disque 136, serviço do Ministério da Saúde para sanar dúvidas, e os números ofertados pelos governos estaduais sobre o coronavírus, também podem orientar caso a caso.

Tire suas dúvidas sobre amamentação e coronavírus Foto: Ascom/GOVPA

Há relatos em pesquisas iniciais apresentadas pela OMS da transmissão do vírus pelo leite, mas todos os vírus analisados estavam inativos. Para o órgão, os benefícios da amamentação para o bebê valem a pena.

– Os benefícios de oferecer o peito superam quaisquer possíveis riscos de transmissão da Covid-19 – declarou o diretor-geral Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Leia também1 Bebê morre após mãe beber uísque e amamentá-la
2 É mentira que vírus HIV foi achado em garrafas de Pepsi
3 Posts com conteúdo adulto serão banidos do Tumblr
4 Bebês podem se tornar obesos por causa da amamentação
5 Projeto busca ampliar licença-maternidade e paternidade

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.