Leia também:
X Imunidade contra Covid-19 pode durar até 12 meses após infecção

Coronavac tem bons resultados contra variante Delta em teste

Diretor do Butantan disse ser necessário observar resultados fora dos laboratórios

Pleno.News - 08/07/2021 18h01

Resultados preliminares mostraram uma redução de três vezes no efeito neutralizante contra a Delta Foto: Reprodução/TV Globo

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou na quarta-feira (7) que a Coronavac apresentou bons resultados contra a variante Delta do coronavírus em testes realizados em laboratório, mas ainda faltam dados populacionais sobre a proteção da vacina em relação à variante originária na Índia. Também nesta quarta, o governo de São Paulo informou que a variante de rápida disseminação já circula no estado.

– A vacina do Butantan, a Coronavac, já foi testada em laboratório na China contra essa variante e os resultados foram muito animadores. A vacina apresenta resposta adequada contra a variante em laboratório. Vamos ver como isso se comporta em termos populacionais – disse Dimas Covas, durante coletiva para apresentar medidas de combate ao coronavírus.

À agência de notícias Reuters, o porta-voz da Sinovac, farmacêutica chinesa que desenvolveu a Coronavac, Liu Peicheng, disse que os resultados preliminares baseados em amostras de sangue dos vacinados mostraram uma redução de três vezes no efeito neutralizante contra a Delta.

Ele disse que uma injeção de reforço após o regime de duas doses poderia rapidamente provocar uma reação de anticorpos mais forte e duradoura contra a Delta. Ele não forneceu dados detalhados.

A Prefeitura de São Paulo monitora 31 pessoas que tiveram contato com a família do homem de 45 anos diagnosticado com a variante Delta. Amostras da mulher dele, que também apresentou sintomas da doença, serão analisadas pelo Instituto Butantan para verificar se ela também foi infectada pela variante identificada pela primeira vez na Índia.

Segundo Dimas Covas, é feito o acompanhamento das variantes pelo instituto, que faz a genotipagem de cerca de 7% das amostras positivas, abrangendo as 17 regiões de saúde do estado. O diretor do Butantan afirma que “esse acompanhamento é fundamental para mostrar qual será a evolução da variante no nosso meio”. Até o momento, 8,8 mil amostras foram analisadas.

Segundo Sandra Coccuzzo Sampaio Vessoni, diretora do Centro de Desenvolvimento Científico (CDC) do Instituto Butantan, com a prevalência da variante Gama, também chamada de P.1 e que teve origem em Manaus, a tendência é de que a Delta encontre dificuldade para se disseminar.

– Os municípios estão com 70% a 100% de casos da variante P.1. Mesmo achando uma variante importante, o fato de ter uma muito disseminada faz com que não seja fácil alcançar o mesmo ‘hub’. Não se encontra um espaço fácil para que a outra variante se estabeleça – explicou a especialista em entrevista ao Estadão.

*Estadão

Leia também1 "Passei vergonha em reunião do G20 sobre volta às aulas"
2 Imunidade contra Covid-19 pode durar até 12 meses após infecção
3 Covid-19: Sasha Meneghel pede orações pelo pai, Luciano Szafir
4 PT aciona STF contra decreto que veta uso de gênero neutro em SC
5 'Barroso fala tanto em ciência e se consultava com João de Deus'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.