CoronaVac apresenta eficácia na Indonésia menor que no Brasil
Vacina apresentou 65% de sucesso em testes feitos por autoridades do país asiático
Paulo Moura - 11/01/2021 08h11 | atualizado em 11/01/2021 09h10

Após realizar testes com a CoronaVac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, a Indonésia aprovou a utilização do imunizante de forma emergencial. No resultado, divulgado nesta segunda-feira (11), a vacina apresentou uma eficácia de 65,3% no país, número menor do que os 78% divulgados pelo Instituto Butantan em relação ao Brasil.
A autoridade indonésia de alimentos e medicamentos, BPOM, afirmou que o percentual foi encontrado depois de 25 casos de Covid, mas não deu detalhes. O presidente do país, Joko Widodo, deve receber a primeira dose na quarta-feira (13).
A CoronaVac também é testada no Brasil, em parceria com o instituto Butantan, e sua eficácia no país foi de 78% em casos leves e de 100% em casos graves e internações, evitando a morte nos voluntários vacinados que foram contaminados.
A Turquia, por sua vez, foi onde a CoronaVac teve maior eficácia, com 91,25% de sucesso contra o novo coronavírus. Na época, o secretário estadual da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, afirmou que a Sinovac queria “entender por que tivemos um resultado e, em outros países, outro”.
Leia também1 Doria tenta 'apressar' a Anvisa pela liberação da CoronaVac
2 Anvisa: Faltam dados para o uso emergencial da CoronaVac
3 Paes 'descarta' CoronaVac e diz que Rio seguirá plano nacional
4 Paes quer iniciar vacinação contra a Covid-19 no RJ junto com SP
5 Anvisa recebe pedido de uso emergencial da CoronaVac