Leia também:
X Daniela Araújo vai entrar em quarentena após viagem

Combate contra Covid-19 deve ter apoio das Forças Armadas

Ministro da Defesa publicou portaria com diretrizes para Exército, Marinha e Aeronáutica

Paulo Moura - 19/03/2020 10h32 | atualizado em 19/03/2020 10h57

Forças Armadas vão atuar no combate ao coronavírus Foto: Agência Brasil/Fernando Frazão

Uma portaria do Ministério da Defesa publicada nesta quinta-feira (19) no Diário Oficial da União regulamenta o uso das Forças Armadas no auxílio do combate à doença Covid-19, causada pelo novo coronavírus. O documento estabelece que os militares devem atuar em todo o território nacional.

Segundo o ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, a Marinha, a Aeronáutica e o Exército devem permanecer em condições de disponibilizar recursos operacionais e logísticos necessários ao planejamento das ações de combate e socorro.

O documento também estabelece atribuições específicas para cada uma das forças, entre elas está que a Marinha deverá traçar apoio às ações dos órgãos federais no controle de passageiros e tripulantes nos portos e terminais marítimos. Já a Aeronáutica deverá fazer o mesmo em aeroportos.

A medida ainda não é uma decisão oficial de que o governo utilizará as Forças Armadas na prática, mas a própria portaria evidencia que há grandes chances do fato acontecer em breve já que afirma que há “possibilidade de solicitação do emprego para apoio às ações aos órgãos de saúde e de segurança pública”.

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.