Leia também:
X Primeiro lote de IFA para vacina de Oxford deve chegar sábado

Cientistas criam estetoscópio capaz de diagnosticar Covid-19

Projeto está sendo desenvolvido por pesquisadores de Genebra

Pleno.News - 04/02/2021 19h22 | atualizado em 04/02/2021 19h24

Cientistas criam estetoscópio capaz de diagnosticar Covid pela respiração Foto: Pixabay

Pesquisadores dos Hospitais Universitários de Genebra (HUG) estão desenvolvendo um estetoscópio que, graças à inteligência artificial, é capaz de diagnosticar casos de Covid-19 apenas pela alteração que a doença causa no som da respiração pulmonar. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (4) pela emissora de televisão RTS.

O aparelho digital inteligente, também chamado pneumoscópio pelo idealizador do projeto, o médico Alain Gervaix, começou a ser desenvolvido em 2017, com o objetivo de auxiliar na detecção de pneumonias. Com a chegada da pandemia, o projeto foi modificado para identificar a presença do novo coronavírus nos pulmões.

Ligado a um smartphone ou a um tablet, o estetoscópio, que está em fase final de testes, utiliza um algoritmo baseado em dados recolhidos a partir de sons pulmonares de diferentes pacientes para reconhecer casos de Covid-19.

Segundo a RTS, cada doença ou infecção pulmonar, seja asma, pneumonia, bronquite ou a provocada pelo novo coronavírus, faz com que o pulmão emita sons diferentes e característicos durante a respiração.

O algoritmo, por sua vez, chamado de DeepBreath, foi desenvolvido pela Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), um dos principais centros tecnológicos da Suíça.

Os resultados preliminares de pesquisas realizadas indicam que o sistema é capaz de identificar os sons característicos da Covid-19 mesmo em pacientes assintomáticos, além de ter sido capaz de detectar até oito em cada 10 casos da doença diagnosticados como positivos em testes de PCR.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Primeiro lote de IFA para vacina de Oxford deve chegar sábado
2 Senadores protocolam pedido de abertura da CPI da Covid-19
3 Lockdown: Jogador é multado por ir ao salão para cortar cabelo
4 Covid-19: Número de vacinados supera o de casos confirmados
5 Coreia do Norte faz 1ª solicitação por vacina contra a Covid-19

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.