Leia também:
X Anvisa: Reações adversas das vacinas estão dentro do previsto

Butantan envia 1,2 milhão de doses para a Saúde nesta terça

Instituto prevê o repasse de 46 milhões de doses até abril

Pleno.News - 23/02/2021 12h58 | atualizado em 23/02/2021 13h55

CoronaVac é produzida pelo Instituto Butantan e biofarmacêutica chinesa Sinovac Foto: Divulgação

O governador João Doria (PSDB/SP) anunciou que o Instituto Butantan fez um repasse de 1,2 milhões de doses da Coronavac para o Ministério da Saúde nesta terça-feira (23). O imunizante contra a Covid-19 é feito em parceria com a biofarmacêutica chinesa Sinovac.

– Até 5 de março, estaremos entregando 5,6 milhões de doses da vacina. São novas doses, e chegaremos a 16,6 milhões de doses da vacina do Butantan para o Brasil. Estamos torcendo por mais vacinas, a da Astrazeneca em parceria com a Fiocruz, é importante e necessária, mas precisamos de mais – diz Doria.

Na última quarta-feira (17), a gestão estadual tinha comunicado que 3,4 milhões de doses seriam enviadas em lotes de 426 mil doses ao longo de oito dias. Está previsto o repasse de 46 milhões de doses até abril. Também na semana passada, Doria anunciou que o instituto vai antecipar a entrega de um lote com 54 milhões de doses do imunizante em um mês, e o repasse de da nova remessa será em agosto.

– Até 30 de agosto, teremos entregue 100 milhões de doses – diz o governador.

AUMENTO NA PRODUÇÃO
Diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas disse que a instituição reforçou o trabalho para aumentar a produção sem interromper a fabricação da vacina contra a gripe e que não há problemas para a produção das futuras doses.

– Tínhamos previsto mais de 420 mil doses para hoje; [para] amanhã, mais de 900 mil; e mais de 5 milhões até o dia 5. Cada um dos funcionários teve a sua contribuição. Temos pedido esforços redobrados para que a vacina seja produzida e repassada para o povo brasileiro. Aumentamos a força de trabalho e estamos buscando alternativas para duplicar nossa produção – disse Covas, que se emocionou durante o evento, que também comemorava os 120 anos do Instituto Butantan.

– Na semana que vem, 8,2 mil litros da vacina devem chegar. Não temos problema com o fluxo de vacinas. O governo chinês está auxiliando – completou.

Diante do registro definitivo dado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o imunizante da Pfizer, Covas diz que esta não é uma prioridade do instituto.

– Não temos vacina da Pfizer no Brasil e não teremos em curto prazo. A do Butantan está sendo produzida. Estamos aguardando documentos e temos a intenção de submeter o mais rápido possível.

VACINA 100% BRASILEIRA
Doria afirmou que a primeira dose produzida integralmente no Brasil deve ser feita em dezembro.

– Temos dezenas de funcionários trabalhando com jornada em torno de 10 horas por dia, para colocar a fábrica em conclusão. Até o mês de outubro ela estará totalmente concluída e, em outubro, novembro e dezembro, as instalações dos equipamentos serão feitas. Ainda em dezembro deste ano, nós teremos já a primeira dose da vacina do Butantan 100% produzida no Brasil nesta fábrica e, a partir de janeiro, em escala evolutiva para a produção industrial.

Sobre o pedido do Ministério da Saúde de mais 30 milhões de doses, após a entrega das 100 milhões de doses que serão repassadas até o fim de agosto, Covas informou que o Butantan tem capacidade de produzir.

*Estadão

Leia também1 Anvisa: Reações adversas das vacinas estão dentro do previsto
2 Vacina da Pfizer tem registro definitivo aprovado pela Anvisa
3 OMS cria plano de compensação para efeitos colaterais de vacina
4 CDC: Máscaras duplas reduzem até 96% das partículas
5 Auxílio: Governo deve gastar R$ 34,2 bi extras com nova rodada

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.