Leia também:
X CoronaVac apresenta eficácia na Indonésia menor que no Brasil

Butantan deve anunciar eficácia geral da CoronaVac na terça

Números apresentados por Doria e pelo Butantan na última quinta-feira foram considerados insuficientes

Paulo Moura - 11/01/2021 09h35 | atualizado em 11/01/2021 09h55

Governador João Doria com uma caixa da vacina CoronaVac na mão Foto: Divulgação/Governo de SP

Com informações ainda truncadas e muitas delas pendentes, segundo a Anvisa, o Instituto Butantan afirmou que deve anunciar nesta terça-feira (12) o dado de eficácia geral da CoronaVac, vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac contra a Covid-19. A divulgação dos novos dados foi confirmada pelo governador de São Paulo, João Doria.

Apesar de Doria e do presidente do Butantan, Dimas Covas, terem anunciado, em coletiva na última quinta-feira (7), que a vacina tinha eficácia de 78% a 100%, pesquisadores e especialistas cobraram mais dados da fase 3 de testes, especialmente sobre a eficácia geral do imunizante.

Em entrevista concedida à Rádio CBN, João Doria disse que uma entrevista com o corpo técnico do Instituto Butantan, às 12h45 (de Brasília) de amanhã, esclarecerá as dúvidas levantadas após a divulgação inicial.

– O Butantan realizará amanhã mais uma apresentação específica sobre a vacina, com dados complementares, às 12h45. Dimas e outros cientistas vão discorrer sobre esse assunto. É tema da ciência, não da política – disse.

Na sexta-feira (8), o Butantan ingressou na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com um pedido de uso emergencial da CoronaVac no país. A agência, porém, informou que não recebeu todos os documentos necessários do Instituto Butantan para analisar a autorização de uso emergencial do imunizante,

Nesta segunda-feira (11), um outro país que fez testes com a CoronaVac, a Indonésia, anunciou que a eficácia do imunizante foi de 65,3% em resultado preliminar da fase 3, que contou com 1.620 voluntários. O país liberou o uso emergencial da vacina. Na Turquia, resultados preliminares indicaram eficácia de 91,25% em resultados preliminares dos testes com 7.371 voluntários.

Leia também1 CoronaVac apresenta eficácia na Indonésia menor que no Brasil
2 Doria tenta 'apressar' a Anvisa pela liberação da CoronaVac
3 Anvisa: Faltam dados para o uso emergencial da CoronaVac
4 Paes 'descarta' CoronaVac e diz que Rio seguirá plano nacional
5 Paes quer iniciar vacinação contra a Covid-19 no RJ junto com SP

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.