Leia também:
X Vacinados contra a Covid-19 no Brasil chegam a 42,5 milhões

Brasileiro vindo da Índia é suspeito de levar cepa para o DF

Variante indiana já foi confirmada no Maranhão

Pleno.News - 24/05/2021 22h31 | atualizado em 25/05/2021 11h20

Variante indiana chegou ao Brasil Foto: EFE/Carlos Ortega

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal investiga a possibilidade de um passageiro que chegou a Brasília, vindo da Índia, estar contaminado com a versão B.1.617 do vírus que causa a Covid-19, conhecida como “variante indiana”. Além do Distrito Federal, também há suspeitas de infecção pela nova cepa no Ceará, no Pará e no Rio de Janeiro – além do Maranhão, onde já há casos confirmados de infecção pela mutação.

O caso do Distrito Federal foi detectado primeiro pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde e, depois, confirmado pelas autoridades locais de Brasília. O passageiro é brasileiro, mas mora na Índia, segundo o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto. Ele veio para o Brasil a passeio, em um avião no qual havia uma pessoa diagnosticada com a variante indiana. O homem também fez escalas no Rio de Janeiro e no aeroporto de Guarulhos (SP) antes de chegar ao Distrito Federal.

Segundo Okumoto, o homem está isolado em casa. Ele foi visitado por profissionais da secretaria de Saúde do DF, que o examinaram e colheram material para um teste do tipo RT-PCR. O homem está assintomático, e os resultados do teste para determinar se ele está contaminado ou não devem sair nesta terça-feira (25).

Até o momento não há registro de casos da variante indiana em Brasília, segundo o governo do Distrito Federal comandado por Ibaneis Rocha (MDB). Por ora, o governo local não aplicará qualquer barreira para tentar evitar a chegada da nova variante.

*Estadão

Leia também1 Rio: Saúde monitora morador que voltou da Índia com Covid
2 Tedros: 'Distribuição de vacinas é escândalo de desigualdade'
3 Índia ultrapassa marca dos 300 mil mortos por coronavírus
4 Quatro estados brasileiros já têm casos suspeitos da cepa indiana
5 Queiroga vai ao Maranhão para tentar conter cepa indiana

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.