Leia também:
X Secretário diz que CoronaVac deve pedir uso à Anvisa em 48h

Bolsonaro: “Vacina emergencial não obrigatória está a caminho”

Em sua conta no Twitter, presidente defendeu ainda o tratamento precoce

Thamirys Andrade - 04/01/2021 12h46 | atualizado em 04/01/2021 19h07

Presidente Jair Bolsonaro Foto: Marcos Corrêa/PR

Na manhã desta segunda-feira (4), o presidente Jair Bolsonaro usou o Twitter para dizer que a vacina emergencial contra a Covid-19 está “a caminho” e para enaltecer o tratamento precoce. Na publicação, ele reafirmou que o imunizante não será obrigatório e anexou um vídeo que defende o uso de medicamentos para a diminuição da carga viral.

– O tratamento precoce salva vidas. A vacina emergencial (depois de certificada pela Anvisa) e não obrigatória está a caminho – escreveu.

No vídeo compartilhado pelo presidente, o pediatra e toxicologista Anthony Wono cita o uso de medicamentos como o vermífugo Annita, a Ivermectina, Hidroxicoloquina e Azitromicina, no início da infecção por Covid-19, e afirma que países que seguiram o protocolo tiveram mortalidade de 50 a 80% menor.

VACINAS NO BRASIL
Esta semana é de grandes expectativas acerca dos avanços na corrida pela vacina contra a Covid-19 no Brasil. O secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, afirmou que a CoronaVac deve solicitar o uso emergencial e registro definitivo à Anvisa até terça-feira (5).

Já a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) deve pedir a autorização emergencial para o imunizante de Oxford em parceria com a AstraZeneca também essa semana. Há ainda a possibilidade de que a Pfizer faça o mesmo. A farmacêutica recuou de afirmação de que pediria apenas o registro definitivo, depois que a Anvisa alterou trechos das regras para o pedido emergencial.

Leia também1 Secretário diz que CoronaVac deve pedir uso à Anvisa em 48h
2 Reino Unido começa a aplicar vacina de Oxford contra Covid
3 Governo federal restringe exportação de seringas e agulhas
4 Anvisa aprova importação de doses da vacina de Oxford
5 'Ninguém fala de aglomerações nos bailes funk!', diz prefeita

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.