Leia também:
X Governo lança novo site para acompanhar dados da Covid

Bebê nascido enquanto mãe estava em coma recebe alta

Mãe teve complicações por causa da Covid-19 e precisou ser intubada

Camille Dornelles - 12/06/2020 18h15

Lucas, da mãe que passou por cesariana durante coma, teve alta do hospital Foto: Arquivo pessoal

A administradora Amanda Maria da Silva Ramos, de 39 anos, viu um milagre acontecer em sua casa. Na última terça-feira (9), ela finalmente levou o filho Lucas para casa, depois de mais de um mês internado.

Lucas nasceu prematuro após uma cirurgia cesariana de emergência. Amanda foi diagnosticada com Covid-19 e estava grávida de sete meses quando descobriu a doença.

Após uma piora rápida em seu quadro de saúde, ela teve que ser colocada em coma e entubada. Para que o bebê tivesse chance de sobreviver, foi feito o parto às pressas.

Com a boa notícia, a administradora conversou com o Pleno.News para relatar como ela e o filho estão agora e relembrar o que passou.

Família comemorou 1 mês de vida de Lucas em casa Foto: Reprodução

Como está o coração agora com o Lucas em casa?
Nossa, o coração é de muita gratidão ao meu Deus e muita felicidade! Quando olho o relatório da alta dele e vejo tudo pelo que ele passou, nasceu em morte aparente, teve que ser reanimado, prematuro, sofrimento fetal… E hoje está em casa. É muito milagre!

E você, está se recuperando?
Graças a Deus, estou melhorando. Já consigo caminhar sem me segurar. Quando você fica muito tempo entubada, perde muita massa muscular. Cheguei em casa sem conseguir levantar da cadeira de rodas e para fazer qualquer coisa tinha que me segurar em alguém. Eu comecei a fazer fisioterapia em casa e isso foi um grande desafio para mim. Já completei 15 dias de alta e levanto da cama, tomo banho sozinha e subo e desço escada. Com dificuldade ainda, mas estou evoluindo um dia de cada vez.

A família comemorou o primeiro “mesversário” de Lucas em casa e fez também um culto de gratidão a Deus.

Meu Deus, hoje meu coração exulta de gratidão e alegria por mais esta vitória alcançada. Este triunfo não é apenas meu, mas antes ele é Teu, meu Deus, pois eu sei que jamais seria possível sem a Tua ajuda e vontade divinas.Então eu Te agradeço, meu Deus! Por essa vitória e por com ela teres inundado meu coração de felicidade, paz e gratidão sem fim.Amanda Ramos e Thiago Ramos

Posted by Ariane Simeone on Tuesday, June 9, 2020

Como foi a sua luta contra o novo coronavírus?
No dia 25 de abril, eu comecei a monitorar minha febre, sendo que ela era de 37,5º, 37,8º… Eu comecei a perder o apetite e o paladar das coisas. Eu comia porque tinha que me alimentar, mas não tinha vontade e nem fome. No dia 26 de abril eu vim para a Perinatal da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, com esses sintomas. Fui atendida na emergência, fizeram um exame para ver o batimento cardíaco do bebê, meu nível de oxigênio no sangue estava bom e eu estava respirando bem, então não tinha motivos para internar. Me liberaram para casa e eu só voltaria se tivesse falta de ar. Naquela semana começou calafrios, febre sempre alta e falta de apetite.

Quando você decidiu ir para o hospital?
Não tive tosse e nem falta de ar, mas eu estava ficando fraca. Dizem que esta fraqueza já é falta de ar. Minha obstetra foi me monitorando. No dia 1º de maio eu fiquei o dia inteiro na cama, estado febril e apetite zero. Foi quando eu resolvi voltar ao hospital. Eu ainda não tinha o resultado do teste da Covid-19. A funcionária do hospital verificou no sistema que meu resultado tinha dado positivo para Covid. Minha saturação (nível de oxigênio no sangue) estava em 92 (acima de 90 é um bom indicativo), mas eu estava com muita fraqueza e falta de ar, então resolveram me internar.

Quando você foi internada, já sabia que passaria por uma cesariana?
Não. No dia 2 de maio, eu lembro vagamente de algumas coisas e a partir do dia 3 eu não lembro de mais nada. Na madrugada seguinte, eu fui entubada. Fui posta em coma induzido. Imediatamente, já começaram a usar injeções de medicamento corticoide em mim para amadurecer o pulmão do bebê e no dia 6 foi feito o parto cesária.

No dia 1º de maio eu fui internada e a partir do dia 3 eu não lembro de mais nada

Do que você lembra quando acordou?
Eu fui transferida de hospital depois da cesária, para o Hospital Barra D’Or, na Barra da Tijuca. Acordei totalmente grogue e sem saber o que eu estava fazendo ali naquele outro hospital porque, na minha cabeça, eu tinha ido para o Perinatal. Eu acordei numa sexta-feira. Fiquei o sábado inteiro no CTI e no domingo tive alta para ir para o quarto, onde fiquei mais dois dias antes de ir para casa.

Leia também1 Cura! Recuperados da Covid chegam a 3 milhões no mundo
2 Bolsonaro explica mudança em atualização da Covid-19
3 Fernando de Noronha volta a registrar casos de coronavírus
4 Cuba está há quatro dias sem mortes por coronavírus
5 Salvos! Curados da Covid-19 passam de 220 mil no Brasil

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.