Leia também:
X Com Covid-19, Onyx faz relato sobre a eficácia da cloroquina

Azitromicina: O que é e para que serve o medicamento?

Remédio é utilizado em tratamento contra a Covid-19

Pleno.News - 24/07/2020 16h40 | atualizado em 25/07/2020 23h55

Azitromicina Foto: Reprodução

Durante a pandemia de coronavírus, parte da população se acostumou a ouvir que diversos medicamentos estão sendo usados no tratamento da Covid-19, doença provocada pelo vírus. Entre eles estão a azitromicina, a ivermectina, a cloroquina e a annita. Muitos, no entanto, não sabem nada sobre eles além dos nomes e do fato de que podem ajudar durante a pandemia.

Por isso, o Pleno.News irá ajudá-lo a entender o qual a função de cada um desses remédios. E o primeiro deles será a azitromicina.

O que é a azitromicina?

É um medicamento que pertence ao grupo dos antibióticos e utilizado no tratamento de bactérias atípicas. O uso pode ser feito por todas as faixas etárias. Por se tratar de um antibiótico, ele só pode ser vendido com prescrição médica. Além disso, a receita é retida nas farmácias para o controle do consumo, já que seu uso exagerado pode fazer com que bactérias se tornem resistentes ao medicamento.

Qual a utilidade da azitromicina no tratamento contra a Covid-19?

O remédio não age diretamente sobre o vírus que causa a Covid-19, mas tem por objetivo controlar o principal sintoma da infecção, a síndrome respiratória aguda. A azitromicina age diminuindo as infecções no corpo.

Em quais outras situações a azitromicina pode ser utilizada?

Em vários casos, como no tratamento contra a bronquite, pneumonia, sinusite, faringite, inflamação das amígdalas, infecções de pele e tecidos moles, otite, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica e ainda contra inflamações intestinais causadas por bactérias.

E quais são as contraindicações da azitromicina?

O medicamento pode ser utilizado por pessoas que sejam alérgicas ao princípio ativo ou ainda a qualquer outro antibiótico da mesma classe. Além disso, é preciso tomar cuidado com o uso da azitromicina em casos de problema grave no fígado ou rins, diabetes, na gravidez ou quando estiver amamentando.

A azitromicina possui algum efeito colateral?

Sim, possui. Apesar das chances serem baixas, o uso do medicamento pode causar dor de cabeça, náusea, vômito, diarreia, fezes amolecidas, desconforto abdominal, aparecimento de icterícia, perda de audição por causa da toxicidade no ouvido, alterações nos valores do exame de sangue (redução das células de defesa ou plaquetas), alterações de batimento cardíaco, baixa da pressão arterial, tontura, sonolência e ainda perda de apetite.

*O Pleno.News alerta que esta matéria tem o objetivo único e exclusivo de informar sobre os medicamentos em teste. Até o momento, nenhum fármaco se mostrou comprovadamente eficaz contra a Covid-19. Em caso de sintomas da doença, procure um médico.

Leia também1 Com Covid-19, Onyx faz relato sobre a eficácia da cloroquina
2 "Maior estudo brasileiro" não diz que cloroquina é ineficaz
3 Bolsonaro elogia cloroquina: '12 horas depois estava bem'
4 Anvisa passa a exigir retenção de receita para ivermectina
5 CNN censura entrevistado que defendia cloroquina ao vivo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.