Leia também:
X Vacina de Oxford para Covid é segura e induz resposta imune

Associação vê jogo político em ataques à hidroxicloroquina

AMB criticou análises irresponsáveis sobre o medicamento

Rafael Ramos - 20/07/2020 13h41

Associação Médica Brasileira defende uso da hidroxicloroquina Foto: Reprodução

A Associação Médica Brasileira (AMB) defendeu o uso da hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19 por meio de uma nota divulgada neste domingo (19). O posicionamento aconteceu dois dias após a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) recomendar que o medicamento não seja usado contra a infecção.

A AMB citou o estudo da revista científica The Lancet, que continha vários dados errados acerca da pandemia e depois foi retirado do ar. Para a diretoria, a situação saiu do campo médico e se tornou um discurso de viés político.

– Os holofotes da sociedade voltados para a pandemia, e em especial para a classe médica, por vezes acabam alimentando vaidades e ofuscando a percepção sobre a tênue fronteira entre o campo técnico-científico e o campo político/ideológico/partidário. Médicos, entidades, políticos, influenciadores e palpiteiros seguem monitorando estudos sobre o uso de hidroxicloroquina em pacientes acometidos pela Covid-19.

Na nota, a associação ainda critica o uso irresponsável que vem sendo feito de “análises criativas” dos atuais estudos sobre o fármaco. Os diretores alertam que os recentes estudos sobre a hidroxicloroquina ainda carecem de evidências.

– É bastante provável que cheguemos ao final da pandemia sem evidências consistentes sobre tratamentos. E também sobre diversos outros aspectos próprios de uma nova enfermidade. Pois estudos adequados e robustos são caros e demorados. E estamos falando de uma medicação barata, que, portanto, não tem, nem terá financiamento da indústria que suporte os investimentos necessários para minimizar as incertezas.

Leia também1 Vacina de Oxford para Covid é segura e induz resposta imune
2 RJ: Hospital zera leitos de pacientes com coronavírus
3 Vacina chinesa chega ao Brasil e testes iniciam nesta segunda
4 Teste de vacina chinesa no Brasil atrai 1 mi de candidatos
5 Malafaia: 'Querem usar o vírus para derrubar o Bolsonaro'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.