Leia também:
X Sputnik V: Anvisa tem 48h para explicar o que falta para análise

Municípios e estados suspendem vacina de Oxford para grávidas

Agência recomendou que o imunizante deixe imediatamente de ser aplicado em gestantes

Pleno.News - 11/05/2021 07h30 | atualizado em 11/05/2021 10h47

Anvisa pediu que vacina da AstraZeneca não seja aplicada em grávidas Foto: Pixabay

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu nota no final da noite desta segunda-feira (10), recomendando a suspensão imediata do uso da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford em gestantes. No Brasil, o imunizante é produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz).

De acordo com a agência reguladora, a orientação é resultado do monitoramento de efeitos adversos da vacina. Vale lembrar que a atual bula do imunizante não recomenda a aplicação em grávidas sem orientação médica individual.

– A orientação da Anvisa é que a indicação da bula da vacina AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) – disse a agência em nota enviada à imprensa.

ESTADOS E MUNICÍPIOS ATENDEM RECOMENDAÇÃO
O governo de São Paulo suspendeu em todo o Estado a vacinação contra a Covid-19 de gestantes com comorbidades, que estava prevista para iniciar nesta terça-feira (11). A vacinação de puérperas (até 45 dias depois do parto) está mantida.

No estado do Rio de Janeiro, houve suspensão total da vacinação de grávidas e também de puérperas (mulheres que acabaram de dar à luz) com qualquer vacina (Astrazeneca, Coronavac ou Pfizer, as três disponíveis no Brasil). Em Aracaju, capital de Sergipe, está suspensa apenas a aplicação da vacina da AstraZeneca a esses grupos.

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre também se manifestou sobre o assunto. O município disse que, em virtude de nota divulgada pela Anvisa, decidiu suspender a imunização de gestantes com esta vacina até segunda ordem.

A orientação da Anvisa é para que seja seguida a bula atual do medicamento da AstraZeneca, na qual não consta o uso em gestantes. De acordo com a nota, a decisão é fundamentada no “monitoramento constante de eventos adversos possivelmente causados pelas vacinas em uso no País.” Alguns estados já tinham iniciado a vacinação de grávidas com comorbidades.

*Estadão

Leia também1 Média de mortes pela Covid-19 cai 31% em apenas um mês
2 Novavax está criando vacina única contra Covid-19 e gripe
3 Freixo quer que TCU investigue suposto 'orçamento paralelo'
4 Sputnik V: Anvisa tem 48h para explicar o que falta para análise
5 Mourão: "Tudo indica que ele não me quer como vice"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.