Leia também:
X Pandemia: Média de casos de Covid-19 tem queda no Brasil

Anvisa recebe pedido de uso de remédio da Pfizer contra Covid

Prazo de avaliação para o uso emergencial e temporário de medicamento é de até 30 dias

Paulo Moura - 16/02/2022 11h54 | atualizado em 16/02/2022 12h20

Medicamento da Pfizer para combate à Covid Foto: EFE/EPA/YONHAP

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que recebeu, nesta quarta-feira (16), o pedido de uso emergencial do medicamento produzido pela Pfizer contra a Covid-19, chamado Paxlovid. No dia 19 de janeiro deste ano, a Anvisa e o laboratório já haviam realizado a reunião de pré-submissão do produto, etapa que precede o envio formal do pedido.

Segundo a Pfizer, os estudos demonstram que o medicamento, que é um antiviral de uso oral, tem a capacidade de reduzir os casos de hospitalização e mortes quando administrado no início da infecção. De acordo com a Anvisa, esses dados passarão por revisão da agência.

Ainda segundo a Anvisa, as primeiras 24 horas de análise serão utilizadas para a realização de uma triagem do processo e a verificação da documentação necessária para atender ao pedido. Se houver informações importantes faltando, a agência informou que poderá solicitá-las ao laboratório.

O prazo de avaliação para o uso emergencial e temporário de medicamento contra a Covid-19 é de até 30 dias. A análise, porém, não considerará o tempo em que o processo estiver, ocasionalmente, em status de exigência técnica, que é quando o laboratório precisa responder questões técnicas feitas pela Anvisa no processo.

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.