Leia também:
X Covid: Coquetéis com aval da Anvisa são suspensos nos EUA

Anvisa ordena recolhimento de autotestes de Covid irregulares

Órgão regulador ainda avalia liberação de autotestes no Brasil

Thamirys Andrade - 26/01/2022 12h05 | atualizado em 26/01/2022 12h23

Anvisa ordena recolhimento de autotestes de Covid irregulares
Autoteste Covid-19 Isa Lab Foto: Divulgação

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu a venda de dois produtos anunciados como autoteste de Covid-19 no Brasil. Vendidos por R$ 149 e R$ 129, eles não têm autorização do órgão regulador, que ainda atua na negociação com o Ministério da Saúde para possível liberação dos autoexames.

O Autoteste Covid-19 Isa Lab é comercializado pela empresa não regularizada Albor Diagnósticos Laboratoriais, enquanto o Teste Covid meuDNA PCR-LAMP Autocoleta de Saliva é distribuído pela empresa Empreendimentos Pague Menos S/A.

Ao receber denúncia, a agência decidiu determinar o recolhimento e proibir a distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso dos testes.

– A agência recebeu a denúncia em 20/1/2022 e encaminhou os casos com prioridade para investigação. Nessa etapa, é avaliado o risco sanitário iminente à saúde da população, e a medida restritiva tem o objetivo de reduzir o risco rapidamente. Os casos seguem em avaliação, e as infrações serão apuradas em processos administrativos próprios, nos termos da Lei 6.437/77 – afirmou o órgão.

Atualmente, ainda não há autotestes para detecção de Covid-19 regularizados no Brasil. Na última semana, a Anvisa rejeitou a aprovação imediata dos autoexames e pediu ao Ministério da Saúde mais detalhes sobre o funcionamento do produto. A pasta enviou, nessa terça-feira (25), as novas informações à agência, que analisa o caso.

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.