Leia também:
X Brasil ultrapassa marca de 100 milhões de doses aplicadas

Anvisa libera doses da Janssen que foram doadas pelos EUA

Agência fez a liberação após receber a documentação necessária do Ministério da Saúde

Pleno.News - 01/07/2021 08h40 | atualizado em 01/07/2021 09h24

Vacina da Janssen Foto: EFE/Rob Engelaar

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou os 2 milhões de doses da vacina da Janssen contra a Covid-19, doadas pelos Estados Unidos, que estavam no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). A liberação ocorreu depois de o Ministério da Saúde ter providenciado a documentação necessária.

Segundo a agência, a pasta de Saúde primeiro apresentou documentação referente à carga de 947.650 doses da vacina, na tarde de quarta-feira (30). Horas depois, já no fim da tarde, enviou a documentação relativa à carga das outras 2.052.350 doses.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, chegou a ir ao local na sexta-feira passada (25) para receber parte das doses junto com o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman. Queiroga já havia declarado em outra ocasião que o fato de a vacina ser de dose única ajudaria o Brasil a avançar no programa de imunização

Um comunicado de 12 de junho da Pasta já apontava que, por tratar-se de carga internacional, as vacinas precisam de liberação da Receita Federal e da Anvisa. A entrega das doses ao Brasil foi destacada pelo próprio presidente Jair Bolsonaro em rede social no sábado (26). Na postagem, ele citou que as doses foram doadas pelos Estados Unidos.

As vacinas da Janssen que estão sendo aplicadas esta semana no país são de outras remessas, compradas pelo governo federal, entregues em 22 de junho (1,5 milhão de doses) e 24 de junho (300 mil). O Brasil tem um contrato com a farmacêutica para receber 38 milhões de vacinas, número que não inclui a quantia doada pelo governo norte-americano.

*AE

Leia também1 Homem que denunciou suposta propina é PM e tem 37 processos
2 Weber autoriza silêncio a sócio de empresa que intermediou contrato da Covaxin
3 Covaxin: Procuradoria no DF abre investigação sobre contrato
4 Brasil ultrapassa marca de 100 milhões de doses aplicadas
5 Hang diz não temer depoimento à CPI: "Consciência Limpa"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.