Leia também:
X TJRJ autoriza aulas presenciais em escolas particulares do Rio

Anvisa começa a análise do 1° registro de vacina contra Covid

Laboratório britânico AstraZeneca foi o primeiro a fazer pedido no Brasil

Paulo Moura - 01/10/2020 16h16

AstraZeneca é o primeiro laboratório a pedir registro de vacina contra Covid-19 no Brasil Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou nesta quinta-feira (1°) que vai começar a primeira revisão para registro de uma vacina contra a Covid-19. A análise será realizada por meio de um novo processo que havia sido autorizado na terça-feira (29), cujas regras reduziram a exigência da documentação inicial.

O primeiro pedido foi protocolado pelo laboratório britânico AstraZeneca. A farmacêutica está desenvolvendo uma vacina em parceria com a Universidade de Oxford, que deverá ser produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Esse é primeiro passo para que se autorize a aplicação de uma vacina no país – caso ela seja aprovada em todos os testes clínicos.

A vacina britânica é considerada uma das principais apostas para a imunização contra o Covid-19 no Brasil. O governo, por meio do Ministério da Saúde e da Fiocruz, assinou um memorando de entendimento com a AstraZeneca que prevê a compra de 30 milhões de doses da vacina, com entrega em dezembro deste ano e janeiro do ano que vem.

Além das doses iniciais, o memorando ainda inclui a possibilidade de aquisição de mais 70 milhões se a vacina tiver eficácia e segurança comprovadas. O acordo inicial também prevê a transferência da tecnologia desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório AstraZeneca para produção local na Fiocruz, com previsão de início, de acordo com o ministério, ainda no primeiro semestre de 2021.

Leia também1 Weintraub questiona governo de SP sobre compra de vacinas
2 "Deus foi tão abençoado que nos deu a cloroquina", diz Bolsonaro
3 Doria assina contrato de US$ 90 milhões com laboratório chinês
4 Após 'fique em casa', Brasil tem recorde de desemprego
5 Ex-secretário de Educação do RJ, Pedro Fernandes é preso

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.