Leia também:
X Enfermeira é suspeita de aplicar vacina falsa em 8,6 mil idosos

Anvisa autoriza uso emergencial de Regkirona contra a Covid-19

Medicamento é indicado para o tratamento de Covid-19 leve a moderada em pacientes adultos que não necessitam de oxigênio

Pleno.News - 11/08/2021 15h02

Fachada do edifício sede da Anvisa Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (11), a autorização temporária de uso emergencial, em caráter experimental, do medicamento Regkirona (regdanvimabe). O pedido foi protocolado em 12 de maio deste ano pela empresa Celltrion Healthcare Distribuição de Produtos Farmacêuticos do Brasil Ltda.

Em nota, o órgão regulador explica que o regdanvimabe é um anticorpo monoclonal, ou seja, um produto biológico produzido em laboratórios, e que reproduz anticorpos que ajudam o organismo no combate a alguma doença específica. Contudo, a Anvisa destaca que esses anticorpos não previnem a doença.

O regdanvimabe é indicado para o tratamento de Covid-19 leve a moderada em pacientes adultos que não necessitam de suplementação de oxigênio, com infecção por Sars-CoV-2 confirmada por laboratório e que apresentam alto risco de progressão para a doença em sua forma mais grave. A aplicação é intravenosa, com dose única restrita a 40mg/kg

Durante a votação pela aprovação, a diretora relatora Meiruze Freitas afirmou que os resultados dos ensaios clínicos com os anticorpos monoclonais, do tipo “mabes”, mostraram uma redução dos danos pulmonares, diminuição da viremia (presença de vírus no sangue) e do risco de hospitalização.

Em seu parecer, Freitas ressaltou que a Covid-19 ainda é uma grande ameaça à saúde da população mundial, embora as vacinas já estejam disponíveis. “A vacinação massiva e o desenvolvimento de intervenções eficazes oferecem a esperança de acabar com o dano global causado pela pandemia”, afirmou a Anvisa. Esse é o quarto medicamento autorizado no Brasil para tratar a Covid.

*AE

Leia também1 Petrobras anuncia um novo reajuste no preço da gasolina
2 Enfermeira é suspeita de aplicar vacina falsa em 8,6 mil idosos
3 Cantor Fernandinho anuncia o falecimento de sua mãe, Iracy
4 "Eleição se toma": Barroso diz que vídeo foi tirado de contexto
5 Bebê morre após ser atacada por pássaro em passeio com família

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.