Anvisa autoriza retomada de testes da vacina CoronaVac
Agência divulgou em nota que autorizou a volta dos estudos nesta quarta-feira
Paulo Moura - 11/11/2020 11h52

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, nesta quarta-feira (11), que os testes da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan para a Covid-19, serão retomados no Brasil.
– A Anvisa informa que acaba de autorizar a retomada do estudo clínico relacionado à vacina Coronavac, que tem como patrocinador o Instituto Butantan – disse a agência, em nota.
De acordo com a Anvisa, a causa do evento adverso que levou à suspensão dos testes está em investigação, e o boletim de ocorrência relacionado à causa dele foi enviado para a agência, pelo Butantan, às 23h43 de terça-feira (10).
– A Anvisa entende que tem subsídios suficientes para permitir a retomada da vacinação e segue acompanhando a investigação do desfecho do caso para que seja definida a possível relação de causalidade entre o EAG [evento adverso grave] inesperado e a vacina – ressalta o comunicado.
O texto completa afirmando que a Anvisa “não está divulgando a natureza” do evento adverso ocorrido “em respeito à privacidade e integridade dos voluntários de pesquisa”. Na terça-feira (10), laudos sobre a morte do voluntário indicaram que a causa da morte teria sido “suicídio”.
Leia também1 Datena critica Doria por recusar entrevista e acusa: "Narciso"
2 'Quem não toma a vacina não vai passar o vírus para quem toma'
3 Rússia alega que vacina Sputnik V apresenta 92% de eficácia
4 União diz ao STF que vacinação não pode ser obrigatória
5 Vacina chinesa: Anvisa recebe relatório sobre evento adverso