Leia também:
X Mesmo com decisão do Supremo, Witzel afirma que irá à CPI

Anvisa autoriza importação da Sputnik V por mais sete estados

Uso do imunizante russo no Brasil terá que seguir algumas regras estabelecidas pela Anvisa

Paulo Moura - 16/06/2021 09h06 | atualizado em 16/06/2021 09h19

vacina russa sputnik
Anvisa aprovou mais um lote de importação da Sputnik V Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou, na noite de terça-feira (15), a importação excepcional da vacina russa Sputnik V por mais sete estados do Brasil. São eles o Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Amapá, Paraíba e Goiás. Ao todo, mais 592 mil doses poderão ser importadas.

A autorização concedida na noite de terça terá as mesmas restrições que já foram aplicadas a outros seis estados que receberam, no início do mês, permissão de importação excepcional – Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco e Piauí. Ao todo, esses estados tiveram autorização para importar 928 mil doses.

As condições determinadas pela Anvisa para o imunizante são de que a vacina deverá ser utilizada apenas em adultos saudáveis. Além disso, todos os lotes importados só poderão ser usados após liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde da Fiocruz.

A Anvisa também exigiu receber relatórios periódicos de avaliação de risco-benefício da vacina e destacou que o imunizante deverá ser utilizado em condições controladas, com condução de estudo de efetividade, com delineamento acordado com a Anvisa e executado conforme boas práticas clínicas.

Por fim, a agência destacou que, a qualquer momento, poderá suspender a importação, a distribuição e o uso das vacinas importadas. Além disso, ressaltou que as pessoas deverão ser informadas de que a vacina “não tem avaliação” da agência quanto à qualidade, eficácia e segurança.

Leia também1 Doria diz que a vacina ButanVac custará R$ 10 por dose
2 Anvisa questionará Azul por Bolsonaro sem máscara em avião, diz jornal
3 Anvisa amplia prazo de validade das vacinas da Janssen
4 Governo desmente que 'não quis' comprar vacina da Pfizer
5 No hospital, Fernanda Torres rejeita vacina da AstraZeneca

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.