Leia também:
X Covid-19: Média de casos segue em queda no Brasil

Anvisa autoriza estudo clínico com 3ª dose da AstraZeneca

Pesquisa será feita com 10 mil participantes do estudo inicial que já receberam as duas doses do imunizante

Paulo Moura - 19/07/2021 09h24 | atualizado em 19/07/2021 12h32

Imunizante Oxford/Astrazeneca Foto: EFE/EPA/ADI WEDA

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (19), um estudo clínico que pretende avaliar a segurança, eficácia e imunogenicidade de uma terceira dose da vacina da AstraZeneca. A pesquisa será feita com 10 mil participantes do estudo inicial que já receberam as duas doses do imunizante, com intervalo de quatro semanas entre as aplicações.

A terceira dose da vacina da AstraZeneca será aplicada entre 11 e 13 meses após a segunda dose. Os voluntários participantes serão pessoas entre 18 e 55 anos, que estejam altamente expostos à infecção do coronavírus, como profissionais da Saúde. Não serão incluídas gestantes ou pessoas com comorbidades.

O estudo será controlado, randomizado e simples-cego, ou seja, o voluntário não saberá se tomou uma dose da vacina ou placebo. A pesquisa será feita só no Brasil e contará com 1,5 mil voluntários da Bahia, 1,5 mil do Rio de Janeiro, 3 mil do Rio Grande do Sul, 1,5 mil do Rio Grande do Norte e 2,5 mil de São Paulo.

NOVA VERSÃO DA ASTRAZENECA
Na semana passada, a Anvisa já havia autorizado o teste clínico de uma nova versão da vacina da AstraZeneca. A vacina AZD2816, uma versão modificada do imunizante, vai usar a mesma tecnologia da anterior (vetor viral). A nova vacina foi modificada para também fornecer imunidade contra a variante Beta – contra a qual a primeira versão deu apenas proteção limitada.

A pesquisa será feita na Bahia, no Distrito Federal, no Paraná, no Rio Grande do Norte, no Rio Grande do Sul e em São Paulo. Serão 800 voluntários. Deste estudo, poderão participar pessoas já vacinadas e também as que ainda não receberam uma vacina contra a Covid-19.

Leia também1 Ex-atriz pornô Mia Khalifa volta a ironizar CPI: 'Estou a caminho'
2 Covid-19: Média de casos segue em queda no Brasil
3 'EUA usam o 5G para fazer bullying tecnológico', acusa embaixador
4 Brasil registra ao menos 97 casos da variante Delta, diz Saúde
5 França libera entrada de turistas completamente vacinados

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.