Leia também:
X Covid: Anvisa recebe solicitação de uso emergencial da Covaxin

Anvisa alerta sobre adulteração de frascos da vacina CoronaVac

Apuração da agência indicou que houve reaproveitamento de um frasco vazio para introdução de um líquido diferente do original

Paulo Moura - 29/06/2021 11h33 | atualizado em 29/06/2021 12h05

Frascos da CoronaVac foram adulterados Foto: Divulgação/Instituto Butantan

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) enviou às secretarias estaduais de Saúde e às diretorias e superintendências estaduais de Vigilância Sanitária um ofício com um alerta para a possibilidade de adulteração de frascos da vacina CoronaVac. O documento foi assinado eletronicamente por duas gerentes e por um coordenador do órgão no último dia 22 de junho.

De acordo com a Anvisa, técnicos da agência investigavam, desde maio deste ano, um possível episódio de falsificação, notificado no estado do Maranhão. Durante a investigação, o Instituto Butantan foi contatado para avaliar o produto suspeito e confirmou que este não mantinha mais as características originais.

A apuração da agência atestou que houve reaproveitamento de um frasco vazio de CoronaVac para a introdução de um líquido diferente do da vacina no recipiente, além do uso de uma cola para fixar o lacre de alumínio à tampa.

Diante do fato, a Anvisa resolveu solicitar que os aplicadores de vacina observem se os frascos mantêm as características originais e se os dispositivos de segurança estão intactos. Ela também recomendou que os frascos sejam inutilizados após esvaziados e que qualquer irregularidade seja comunicada à agência.

Leia também1 Covid: Anvisa recebe solicitação de uso emergencial da Covaxin
2 Barros rebate Luis Miranda e se coloca à disposição da CPI
3 Decreto de Bolsonaro proíbe queimadas no Brasil por 120 dias
4 CPI: Antes de depor, deputado do AM faz críticas a governadores
5 Datena se filiará ao PSL para ser candidato em 2022, afirma Bivar

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.