Leia também:
X Cantor sertanejo doa plasma para pesquisa contra Covid

Anti-inflamatório reduz mortalidade por coronavírus

Estudo feito em Oxford testou 2 mil pacientes com dexametasona

Rafael Ramos - 16/06/2020 13h00

Dexametasona mostrou progresso em estudo contra o coronavírus Foto: Reprodução

Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, divulgou dados preliminares, nesta terça-feira (16), que apontam o anti-inflamatório dexametasona ajuda na recuperação de pacientes do novo coronavírus. As mortes entre os doentes em estado mais grave e que precisavam de assistência respiratória foram menores ao longo de um período de quatro semanas entre aqueles que se trataram com o medicamento.

– Os resultados preliminares do estudo Recovery são muito claros: o remédio reduz o risco de morte em pacientes com complicações respiratórias graves. A Covid-19 é uma doença global, e é fantástico que o primeiro tratamento que reduz a mortalidade esteja instantaneamente disponível em todo o mundo – disse Martin Landray, professor de medicina e epidemiologia do Departamento de Saúde da População de Oxford.

A taxa de mortalidade para pacientes que necessitam de respiradores caiu de 40% para 28%. Já os que recebem oxigênio, a redução foi de 25% para 20%. Pacientes com sintomas mais leves da Covid-19 não mostraram grande diferença.

Mais de 2 mil pacientes receberam a dexametasona e os resultados completos serão divulgados em breve. O chefe do estudo, Peter Horby, comemorou o grande avanço das pesquisas por este ser “o único medicamento até o momento que demonstrou reduzir a mortalidade de forma significativa”.

Leia também1 Número de curados da Covid-19 no Brasil passa de 400 mil
2 Após quase 60 dias, Mercadão de Madureira reabre no Rio
3 Cantor sertanejo doa plasma para pesquisa contra Covid
4 Covid-19: Nova Zelândia volta a registrar casos da doença
5 Com Covid, Covas confirma que está usando azitromicina

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.