Leia também:
X Dimas: Vacinação com Butanvac pode começar ainda este ano

Alergia, gripe ou Covid-19? Saiba como diferenciar os sintomas

As temperaturas baixas também fazem os quadros gripais aumentarem

Pleno.News - 16/07/2021 12h59

Dr. João Branco Foto: Divulgação

O inverno chegou com tudo este ano! Em todo o Brasil, as temperaturas baixas estão batendo recordes. Com isso, os quadros gripais também aumentaram. E agora? Como diferenciar alergia, gripe e Covid-19? O endocrinologista e clínico Dr. João Branco explica a diferença.

A rinite não integra o quadro médico infeccioso. Ela está relacionado a fenômenos vasomotores envolvendo variações de temperatura, ou seja, uma reação alérgica, o que é muito comum no inverno, com clima mais frio.

Gripes comuns são infecções virais com sintomas bem parecidos com a Covid-19. Porém, o que diferencia uma doença da outra é o desfecho. A Covid-19 pode desenvolver um quadro vascular ou respiratório grave.

Porém, toda gripe precisa ser interpretada como um possível quadro de Covid-19. Por isso, convém à pessoa com sintomas fazer todos os exames necessários até que seja totalmente descartada a hipótese de Covid. Gripes comuns não costumam desenvolver quadros tão graves, mas sempre é necessário ficar atento, fazer exames e o tratamento indicado para cada problema de saúde.

João Branco é graduado em Medicina Ortomolecular.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.