Leia também:
X Butantan entrega mais 1 milhão de doses da CoronaVac à Saúde

Agência europeia inicia visitas às fábricas da Sputnik V na Rússia

Etapa de inspeção de boas práticas clínicas foi concluída

Pleno.News - 12/05/2021 12h28 | atualizado em 12/05/2021 12h53

vacina russa sputinik
Imunizante foi vetado pela Anvisa há duas semanas Foto: Divulgação

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) confirmou nesta quarta-feira (12) que seus especialistas concluíram a inspeção de boas práticas clínicas da Sputnik V e estão agora visitando suas fábricas na Rússia, duas semanas depois que a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) vetou o uso desse imunizante no Brasil.

Durante um evento de imprensa digital para explicar o estado das avaliações em curso das vacinas e tratamentos contra a Covid-19, o Chefe de Estudos Clínicos e Fabricação da EMA, Fergus Sweeney, confirmou que os especialistas “acabam de começar” sua visita às fábricas da Sputnik V para verificar se os protocolos estão sendo cumpridos.

Além disso, frisou que os relatórios das inspeções farão parte do dossiê final do estudo da vacina russa, um processo de avaliação em curso que poderá conduzir a uma licença condicional para utilização do imunizante na União Europeia (UE).

– Os inspetores têm visitado as clínicas e os centros de teste para assegurar que as normas clínicas foram cumpridas e para verificar os dados incluídos no relatório do estudo clínico, falando com as pessoas envolvidas para saber se os protocolos foram seguidos – acrescentou Sweeney.

A inspeção das fábricas onde as vacinas são produzidas na Rússia visa assegurar que “normas e controles adequados para um processo de fabricação cuidadoso” sejam cumpridos e assegurar que haja “consistência na fabricação do produto”, completou o funcionário da EMA.

Por sua parte, o chefe da Estratégia de Vacinas da agência, Marco Cavaleri, recordou que a EMA até agora deu seu aval a quatro vacinas contra a Covid-19 na União Europeia e tem um processo de revisão aberto para outras quatro.

Além disso, desde o início da pandemia, a EMA forneceu aconselhamento científico para 30 vacinas desenvolvidas por diferentes empresas farmacêuticas e mais de 50 tratamentos contra a Covid-19.

Por fim, o funcionário informou que a EMA está analisando a variante indiana do coronavírus e está observando “provas promissoras” de que as vacinas de RNA mensageiro, como a da Pfizer e a da Moderna, “poderiam neutralizar” esta mutação do vírus.

*EFE

Leia também1 Painel da OMS sugere prazo de 3 meses para quebra de patentes
2 Yudi conta que quase toda a sua família aceitou Jesus
3 Dra. Nise será chamada a depor na CPI da Covid, diz Omar Aziz
4 Bolsonaro ironiza Renan: "Faça uma CPI do leite condensado”
5 Butantan entrega mais 1 milhão de doses da CoronaVac à Saúde

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.