Leia também:
X Alerta! Governo registra 754 mortes por dengue em 2019

Conselho libera mudança de sexo para jovens de 18 anos

Novas regras foram publicadas pelo Conselho Federal de Medicina

Pleno.News - 09/01/2020 14h42 | atualizado em 10/01/2020 13h14

Conselho de Medicina mudou regras para cirurgia de mudança de sexo Foto: Divulgação

O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou uma resolução que reduz de 21 anos para 18 anos a idade mínima para que pessoas possam ter acesso a cirurgias para mudança de sexo. O texto também traz novas regras para o atendimento médico e cuidados de saúde relacionados ao procdimento.

A resolução, que atualiza regras definidas em 2010, foi publicada na manhã desta quinta-feira (9) no Diário Oficial da União. Além da mudança na idade mínima em que a cirurgia pode ser realizada, a norma passa a incluir regras para indicação de terapias hormonais e uso de medicamentos para bloqueio da puberdade. Até então, não havia uma regulamentação do conselho sobre o tema, que era definido apenas por meio de pareceres específicos.

Agora, o novo texto inclui oficialmente esse tipo de procedimento e define as diferentes etapas de atendimento pelos médicos. Segundo a resolução, crianças e adolescentes devem receber tratamento de equipe multiprofissional e interdisciplinar. A norma veda qualquer tipo de intervenção antes do início da puberdade.

A redução na idade mínima para indicação da cirurgia visa adequar a resolução às regras que definem a maioridade civil após os 18 anos. Entre os procedimentos que podem ser aplicados, estão cirurgias genitais e mamoplastia. A exigência é que haja um acompanhamento mínimo de um ano antes do procedimento.

O texto estabelece ainda a composição mínima das equipes que devem fazer parte da atenção médica especializada para cuidado ao transgênero, a qual deve ser composta, no mínimo, por um pediatra (em caso de pacientes com até 18 anos), psiquiatra, endocrinologista, ginecologista, urologista e cirurgião plástico.

*Folhapress

Leia também1 Em shopping, mulher trans é tirada de banheiro feminino
2 J.K. Rowling defende demitida por criticar mulher trans
3 "Sinto que arruinei a minha vida", declara ex-transgênero

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.