Leia também:
X Oxigênio medicinal: Como é feito e suas alternativas para socorro

Conheça o app que disponibiliza carteira de vacinação digital

O Conecte SUS também permite consulta ao histórico de exames e acesso a informações do calendário de vacinas, entre outros serviços

Pierre Borges - 03/02/2021 15h31 | atualizado em 03/02/2021 15h49

aplicativo conecte sus
Aplicativo está disponível para Android e iOS Foto: Divulgação

Não é difícil encontrar pessoas que ficam perdidas, procurando o cartão de vacinação durante as campanhas. Muitas vezes, o papel físico é guardado em algum local que, pela falta de uso, acaba esquecido.

Uma solução simples para isso é armazenar as informações em um banco de dados digital que pode ser acessado de qualquer lugar, necessitando apenas de um smartphone para isto. Entre outras coisas, essa é a proposta do aplicativo Conecte SUS.

Disponível para Android e iOS, o sistema relacionado à carteira de vacinação foi implementado em 2010; portanto, não deve trazer registros anteriores a este ano. Assim, é importante que quem realmente perdeu sua carteira de vacinação solicite a segunda via do documento em um posto de saúde.

O Conecte SUS também permite consultar o histórico de exames do paciente

Para acessar sua carteira de vacinação, o usuário deverá, após instalar o aplicativo, logar na sua conta utilizando o CPF (caso não tenha cadastro, é necessário criar um). Uma vez logado no aplicativo, é necessário aceitar os termos e tocar em “histórico”, na parte inferior da tela. Imediatamente, aparecerá um botão para exibir o histórico de vacinas de 2010 em diante.

A consulta também é possível via PC. Para isso, acesse o site do Conecte SUS (conectesus-paciente.saude.gov.br) e clique em “Entrar”, para fazer o login com o CPF. Autorize o acesso a seus dados e aceite os “termos de uso” para conseguir navegar no site. Em seguida, procure no menu à esquerda o botão “histórico” e clique em “vacinas”.

O Conecte SUS também permite consultar o histórico de exames do paciente, além de dar acesso a informações relativas ao calendário de vacinas, a doações de sangue, a medicamentos, a consultas e outros serviços.

Leia também1 Saiba como exportar conversas do WhatsApp para o Telegram
2 "Clima é o melhor possível", diz Bolsonaro sobre Lira e Pacheco
3 Em 20 anos, TV aberta brasileira perdeu quase metade do público
4 Confira os principais nomes que deixaram a Globo desde 2019
5 Covid-19: China desmantela rede que vendia vacinas falsas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.