Como recuperar o peso normal após as festas de fim de ano
Gastroenterologista dá dicas de pequenos hábitos que podem ser levados para a vida e que fazem a diferença
Pierre Borges - 14/01/2021 15h52 | atualizado em 14/01/2021 17h07

Todo início de ano é comum que as pessoas tracem metas para os próximos meses. Uma das prioritárias é fazer as pazes com a balança, o que consta na lista de muita gente.
Além disso, muitos dos que ganharam peso com a quarentena estendida em 2020 acabaram aproveitando as comemorações de final de ano para atacar as rabanadas, os panetones e os bolinhos de bacalhau. Resultado: querem mudar sua estética em 2021 e voltar a sentirem-se bem diante do espelho.
Entretanto, segundo o gastroenterologista Bruno Sander, uma dieta muito restrita logo no início do ano pode ser um pesadelo, e não a solução.
– Restringir-se muito, especialmente nessa época, é péssimo. Isso pode comprometer até mesmo a nossa saúde mental e fazer com que os momentos de lazer não sejam aproveitados. Mas tem como aproveitar essa época com responsabilidade na alimentação e sem se comprometer muito com a balança por meio de dicas que podem ser levadas para o resto do ano e para a vida, para que o aumento de peso não seja um fator constante – afirma o médico.

1. Quando for à uma confraternização, cuidado com o que levar para comer e beber.
Petiscos fáceis costumam ser recheados de carboidratos (batatinhas, chips, torradas etc), além de serem bastante industrializados. Opte por alimentos que contenham mais proteínas (queijos, porções de carne) e gorduras boas (oleaginosas como amendoim e castanhas).
Se for beber, prefira bebidas com poucos carboidratos, como os destilados (gin, uísque e vodca). Sucos de caixinha são uma boa opção para quem não consome álcool, mas costumam ser ricos em açúcar. Veja a lista de ingredientes e opte pelo que possui a menor quantidade deles.
2. Quando for passear, tente exercitar-se aonde for.
Caminhar pela praia de manhã e deixar o carro de lado na hora de sair, dependendo da distância do local, pode colaborar para que o sedentarismo não fique presente a todo tempo nessa época e ainda proporciona conhecer lugares que ficariam despercebidos em outras circunstâncias.
3. Estimule amigos para seguirem o plano com você.
Costuma-se dizer que a união faz a força, e, no caso de alimentação saudável e da rotina de exercícios, muitas pessoas preferem que isso seja feito em companhia de outras. Uma dica é chamar um amigo ou parente para seguir essa rotina com você e ser um acompanhante nesses momentos. Assim, um pode motivar o outro.
4. Aproveite o verão para consumir mais frutas e continue com elas pelo resto da vida!
As frutas da estação são deliciosas e refrescantes e ainda são práticas de carregar para os lugares. Além disso, promovem saciedade e ainda são cheias de vitaminas e nutrientes essenciais para o corpo. Ou seja, só [trazem] benefícios!
Uma dica é carregar algumas frutas na bolsa, se for à praia, por exemplo. Isso evita que você acabe comendo algo pouco nutritivo e de procedência duvidosa. Carregue-as com você e estimule os outros a optarem por elas também.
5. E, por último, mas nem de longe menos de importante: hidrate-se SEMPRE!
A água é nossa melhor amiga em vários momentos. Mas no verão, época em que o corpo perde mais líquidos e produzimos mais suor, não deixe de tomá-la. Caso for tomar bebidas alcóolicas para se refrescar, intercale-as com água, pois além de evitar a desidratação, água evita também a conhecida ressaca do dia seguinte.
A água de coco também é outra delícia que pode ser apreciada nessa época.
Leia também1 Juíza solta detenta vegana por falta de alimentação adequada
2 Justiça proíbe aumento de impostos de Doria a hospitais
3 Amiga de Amanda Wanessa se recupera bem e pede orações
4 Bolsonaro repudia PSOL: "Está na hora de parar de politizar"
5 Andressa Urach mostra teste de gravidez negativo e lamenta