Leia também:
X Pela 1ª vez no ano, ocupação de UTIs do país é menor que 80%

Colesterol aumenta o risco de Alzheimer, aponta pesquisa

Estudo indicou correlação entre o colesterol e a produção de uma das proteínas associadas ao Alzheimer

Paulo Moura - 17/08/2021 16h10 | atualizado em 17/08/2021 16h49

Pesquisadores encontraram relação entre o Alzheimer e o colesterol Foto: Unsplash

Um estudo científico realizado por pesquisadores dos Estados Unidos indicou que há correlação entre o colesterol e a produção de uma das proteínas associadas ao Alzheimer, a beta-amiloide. A pesquisa ajuda a esclarecer como a doença está ligada de forma direta ao acúmulo anormal dessas proteínas, que atuam como receptoras de sinais químicos no cérebro.

A conexão entre o Alzheimer e o colesterol foi comprovada através da observação de uma outra proteína, a apolipoproteína E (apoE), que atua no transporte do colesterol para os neurônios, facilitando a produção da beta-amiloide na membrana externa dessas células. O bloqueio do fluxo de colesterol seria capaz de impedir esse contato, evitando a produção dessas proteínas.

O estudo aponta que a beta-amiloide pode se aglomerar formando “placas” nas membranas celulares dos neurônios, o que atrapalha na transmissão dos sinais nervosos e pode desencadear a perda de memória, uma das principais características da doença. A ligação já havia sido detectada em estudos anteriores, mas não comprovada, devido às limitações tecnológicas.

Com a comprovação do papel do colesterol na produção da beta-amiloide, a análise indica que pode ser possível, a partir de agora, explorar o potencial de prevenção de progressão da doença. No entanto, o trabalho esclarece que, em níveis adequados, o colesterol é necessário ao cérebro para diversos outros processos, que incluem a manutenção do estado de alerta e cognição.

Leia também1 Bolsonaro critica TSE por tirar verba de canais: "Barbaridade"
2 Senado decide 'brecar' indicação de André Mendonça, diz jornal
3 Premiê da Rússia elogia Talibã: 'Respeitam a opinião dos outros'
4 Ministro: Desfile militar foi para Bolsonaro 'prestigiar' as Forças
5 Universidades não podem ser comitês políticos, diz ministro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.