Leia também:
X Variante Delta nas Américas é limitada, garante Opas

Cientistas criam imã para forçar dieta limitando abertura da boca

Especialistas alertam que item pode causar danos irreversíveis à articulação da face

Paulo Moura - 30/06/2021 14h45 | atualizado em 30/06/2021 16h20

Mecanismo magnético permite que a boca abra apenas 2 milímetros Foto: Reprodução/Otago University

Pesquisadores da Nova Zelândia e do Reino Unido criaram um dispositivo odontológico que pretende promover a perda de peso de uma forma nada convencional. Batizado como DentalSlim Diet Control, o aparelho limita a abertura da boca e faz com que a pessoa consiga ingerir apenas líquidos.

O dispositivo magnético usa ímãs que prendem os molares superiores aos molares inferiores, limitando a abertura da boca a apenas 2 milímetros. O objetivo do aparelho, segundo os pesquisadores, é restringir a alimentação dos pacientes obesos que desejam emagrecer a uma dieta estritamente líquida e que promova uma rápida perda de peso.

– O dispositivo pode ser particularmente útil para aqueles que precisam perder peso antes de se submeter à cirurgia e para pacientes com diabetes para os quais a perda de peso pode iniciar a remissão – afirmam os criadores do íma.

Para avaliar a eficácia e a tolerância das pessoas ao uso do dispositivo, pesquisadores da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, e do Hospital Escola de Leeds, no Reino Unido, realizaram um estudo clínico com sete mulheres obesas que desejavam emagrecer. As participantes utilizaram o mecanismo por duas semanas e passaram por consultas de revisão após 1, 7 e 14 dias de uso. Ao final do período, de acordo com a pesquisa, cada mulher perdeu cerca de 6,36 kg. No entanto, duas semanas após a remoção do dispositivo, houve ganho médio de peso de 0,73 kg.

Dispositivo odontológico possui mecanismo de segurança para abertura do aparelho Foto: Reprodução/Nature

Apesar de a pesquisa informar que “o dispositivo foi projetado de forma que a configuração mantivesse as vias aéreas, permitisse a fala e a alimentação com dieta líquida”, as pacientes do estudo relataram dificuldade em pronunciar algumas palavras. Entre os efeitos adversos, as mulheres relataram desconforto intenso do atrito do dispositivo com as bochechas.

Essa não é a primeira vez que é criado um dispositivo com o propósito de “fechar a boca”. Em 1980, um dispositivo semelhante se tornou popular. Na época, porém, pacientes que utilizaram o aparelho por cerca de 9 a 12 meses desenvolveram doença gengival. Em alguns casos, houve problemas contínuos com a restrição do movimento da mandíbula.

Ao portal G1, o dentista especializado em disfunção temporomandibular pela Escola Paulista de Medicina, Gustavo Issas, disse que a limitação da mandíbula é um dos muitos problemas relacionados à saúde bucal que o uso prolongado do dispositivo pode proporcionar.

– O uso prolongado de um dispositivo que limita a mobilidade da mandíbula pode causar danos temporários e até mesmo irreversíveis à articulação da face – destaca ele.

Para Fernanda Imamura, nutricionista especializada em transtornos alimentares pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), a restrição alimentar traz diversas consequências negativas à saúde física e mental, podendo gerar ansiedade, estresse e mau humor.

– Na minha opinião, o dispositivo proposto no estudo desumaniza as pessoas gordas e é praticamente uma forma de tortura – afirma Imamura.

A especialista destacou ainda que “utilizar um imã para que as pessoas fiquem com a boca fechada é ignorar toda a complexidade da alimentação e do ser humano e se distancia completamente do que é promover saúde”.

– Estimular dietas líquidas promove uma relação ruim com a comida, pois é uma forma de restrição alimentar muito intensa e pode ser gatilho para o desenvolvimento de transtornos alimentares – completa Imamura.

Leia também1 Baleia jubarte quase vira barco na Baía de Guanabara
2 Miami: Sobe para 16 o número de mortos em desabamento
3 Lula vai ao Nordeste em busca de palanques para eleição de 2022
4 Mesmo sob silêncio de Wizard, Renan insiste em perguntas
5 The Chosen tem alcançado ateus e agnósticos, diz criador da série

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.