Leia também:
X SUS oferecerá remédio que trata doença rara

Casos de sífilis em gestantes preocupam especialistas

OMS revelou índices alarmantes referente ao Brasil e outros países

Ana Luiza Menezes - 04/01/2019 20h29

Número de grávidas com sífilis aumentou Foto: Pexels

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 12 milhões de pessoas, em todo o mundo, estão infectadas pela sífilis. O mais recente boletim epidemiológico revelou que, no Brasil, foram registrados 49.013 casos de sífilis em gestantes e 24.666 casos de sífilis congênita, quando a doença passa da mãe para o filho.

Campanhas de prevenção, diagnóstico e tratamento já foram realizadas pelo Ministério da Saúde, no ano passado. Entretanto, em função do aumento de portadores, especialistas defendem a importância da prevenção como assunto contínuo junto a sociedade.

Por ser tratar de uma doença sexualmente transmissível, faz-se necessário o uso de preservativos durante as relações sexuais. Estima-se que a infecção cause mais de 300 mil mortes fetais e neonatais por ano no mundo. Além disso, a sífilis aumenta o risco de morte prematura.

Quando transmitida de forma congênita, a doença pode afetar o feto em qualquer fase da gestação. Em casos raros, pode acontecer no momento do parto.

Entre os riscos para a saúde da criança estão baixo peso, nascimento prematuro, lesões na pele, problemas respiratórios, surdez neurológica, entre outros problemas. É indicado, portanto, que a mulher faça um pré-natal para evitar a contaminação do bebê.

TRATAMENTO
A gestante pode fazer exame para identificar a doença em três períodos. Um deles é no início da gestação, os outros momentos ideais são durante o terceiro trimestre da gravidez ou no parto. Em casos de diagnóstico positivo, a mãe deve receber de forma imediata a primeira dose de penicilina benzatina. Também será preciso realizar o teste chamado de VDRL para monitorar a doença. Médicos garantem que o tratamento não deixa a pessoa imune, sendo possível contrair a doença novamente.

Leia também1 SUS oferecerá remédio que trata doença rara
2 Ticiane Pinheiro revela que já escolheu nomes para o bebê
3 Nascimento de quase 400 mil bebês marcou 1º dia do ano

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.